Onde investir pouco dinheiro

Quem começa a investir deseja ver ser dinheiro multiplicar rapidamente, mas quem investe um montante pequeno todo mês dificilmente percebe alguma evolução com o passar do tempo, por isso neste artigo irei mostrar onde investir pouco dinheiro.

Como descrito acima, uma das motivações que fazem você poupar parte da sua renda todo mês para investir são os rendimentos das suas aplicações, mas se o montante for pequeno essa evolução patrimonial é quase imperceptível.

E com a Selic em apenas 2%a.a., investindo um valor baixo por mês, essa evolução patrimonial é irrelevante, principalmente no começo.

Esse pequeno retorno nos investimento pode te desanimar a continuar a poupar parte da sua renda, pois pode passar a sensação de deixar de aproveitar melhor a vida, investindo em algo que não está te trazendo um bom retorno.

Mas você não deve pensar assim, muito pelo contrário, talvez a solução para esse caso seja mudar a estratégia, em vez de investir em algum produto de investimento, começar a investir em você mesmo.

Uma boa estratégia neste caso é mudar o foco, pensar em maneiras de aumentar sua renda, para assim aumentar o montante destinado aos seus investimentos, aumentando o valor acumulado e realizando seus sonhos mais rapidamente. 

E uma dessas maneiras é investir em um curso, faculdade, pós graduação que você aprenda novas habilidades relacionadas com sua profissão, podendo lhe trazer uma promoção no serviço, um emprego em outra empresa ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

E falando em abrir o próprio negócio, essa é a outra alternativa, em que você pega parte do montante que acumulou e investe em uma renda extra, baseado em alguma habilidade que você tenha e, que as pessoas estejam dispostas a pagar por ela.

Você com certeza tem alguma habilidade que as pessoas elogiam, algum prato saboroso, um trabalho artesanal, cuidado de plantas, serviços de marcenaria, pedreiro, eletricista, prestar algum serviço de consultoria e etc.

E essas habilidades poderão ser usadas para  algo que complemente sua renda e, quem sabe até se torne sua principal fonte de renda, melhorando seu padrão de vida.

Não é recomendado investir todo seu valor acumulado em um novo negócio, pois tem que deixar uma parte aplicada com liquidez diária para caso surja uma emergência e você tenha onde se socorrer.

E se caso o negócio não dê certo, te levando a falência, você não perdeu todo seu dinheiro, pois abrir um novo negócio é algo arriscado, então é bom você ter uma reserva para poder recomeçar, seja um outro negócio, ou procurando um novo emprego.

Mesmo destinando um valor para seus estudos, ou para abrir um próprio negócio, você não deve parar de investir, pois você tem que continuar juntando um valor para os imprevistos e para realizar seus objetivos de curto prazo.

Mesmo o valor aplicado ser menor ainda, e o retorno quase inexistente, o importante neste caso é aplicar em produtos com liquidez diária, sem se importar com o rendimento da aplicação.

Caso seu banco ou corretora de valores não ofereça investimentos com valores baixos mensais, basta pesquisar outras opções, pois há no mercado banco que aceita investimentos a partir de R$1,00 e fintechs com retornos próximos ao 100% do CDI.

Em um primeiro momento talvez você não perceba a vantagem de investir em você, seja em um curso ou em um próprio negócio, pois pode levar anos para o retorno desses investimentos começarem a dar resultado.

Mas basta você ter paciência, fazer boas escolhas, se dedicar, seja nos estudos ou no negócio novo, que os resultados chegarão, aumentando sua renda, lhe oferendo um padrão de vida melhor, contribuindo para você realizar seus sonhos e objetivos.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]