Você sabia que dá para alugar suas cotas dos FIIs?
Você já deve saber que tem como alugar suas ações, recebendo um valor por ação alugada, mas você sabia que dá para alugar suas cotas dos FIIs (Fundo de Investimento Imobiliário)?
O FII é um fundo que tem na sua carteira imóveis (ou imóvel nos caso dos fundos monoativos) que podem ser galpões logísticos, shoppings, imóveis em construção, residências e etc., ou papéis, como por exemplo, LCIs e CRIs.
Para comprar cotas desses fundos é necessário acessar o home broker da sua corretora de valores e digitar o código composto por 4 letras e 2 números, como por exemplo, “XPLG11” que é o fundo da XP Corretora do segmento logístico.
As cotas dos FIIs são a menor fração ideal do seu patrimônio, sendo negociadas na Bolsa de Valores ou Mercado de Balcão e, quem compra essas cotas é chamado de cotista.
A operação de aluguel de cotas envolve duas pessoas, o doador que é quem detêm as cotas dos FIIs e o tomador que é quem tem interesse em pegar as cotas em aluguel, toda a operação é intermediada pela corretora de valores.
O tomador se interessa em alugar uma cota de FII quando ele acredita que o preço do ativo vai cair, ou seja, vai operar no mercado vendido, vendendo o ativo alugado por um preço e depois comprando o mesmo ativo num preço menor.
No final da operação ele devolve ao doador suas cotas correspondentes na operação e, o tomador ganha com a diferença entre o preço que vendeu a cota e o preço que recomprou a mesma.
Essa operação é interessante para que detêm cotas de FIIs, pois é mais uma forma de rentabilizar além da valorização das cotas e dos recebimentos dos proventos, pois todos direitos do cotista são mantidos mesmo alugando suas cotas.
Mas o aluguel das cotas dos FIIs só compensa para quem deseja ficar com elas no longo prazo, pois se a cota tiver alugada você não consegue negociá-las na Bolsa, sendo possível somente quando o aluguel estiver encerrado.
A taxa cobrada pelo aluguel das cotas dos FIIs é pactuada entre doador e tomador e, o prazo normalmente segue uma regra determinada pela corretora.
O valor que o cotista recebe pelo aluguel das suas cotas de FIIs sofre cobrança do IR (Imposto de Renda) que segue a tabela regressiva da Renda Fixa, incidindo sobre todo valor recebido.
Mas não são todas suas cotas de FIIs que poderão ser disponibilizadas para aluguel, a B3 definiu regras para que um Fundo Imobiliário esteja apto a disponibilizar suas cotas para aluguel.
Para você conseguir alugar suas cotas o FII tem que ter um volume médio diário de negociação maior ou igual a R$1 milhão e, média de número de cotistas maior ou igual a 500 cotistas.
O cálculo da média será feito com base nos últimos seis meses, referente ao período de maio a outubro de 2020.
A análise para inclusão de novos fundos será feita a cada seis meses a partir de outubro desse ano, levando em conta a média dos 6 meses anteriores.
O aluguel das cotas dos FIIs pode ser uma ótima alternativa para rentabilizar com um ativo que ficaria parado na sua carteira.
E os aluguéis dessas cotas podem atrair mais investidores para o mercado de Fundos Imobiliários, deixando ele mais líquido, facilitando a compra e venda das cotas dos fundos.
André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]