Dicas para montar seu planejamento financeiro em 2021
Se você chegou em mais um final de ano sem realizar seus objetivos, aproveite as últimas semanas de 2020 e aplique essas dicas para montar seu planejamento financeiro para 2021.
Não pense que fazer um planejamento financeiro é algo complicado, pois com o tempo você se acostuma com o assunto, evoluindo e deixando seu planejamento cada vez mais eficiente.
O primeiro passo para fazer seu planejamento financeiro é saber o total das suas receitas e despesas, sendo a forma mais eficiente de fazer isso é através de uma planilha financeira.
Caso você não saiba o quanto gasta no mês, uma dica é ir anotando durante o dia cada gasto que você teve em um bloco de papel ou aplicativo no celular.
Após anotar suas despesas durante a semana é hora de passar para sua planilha do Excel, dividindo seus gastos por categoria, como por exemplo, saúde, casa, lazer, carro e etc., podendo dividir por despesas fixas e variáveis.
Você pode usar uma planilha feita por você, ou pegar modelos prontos no próprio Excel, sites, blogs e redes sociais sobre finanças e investimentos, que normalmente são oferecidos gratuitamente.
Depois de lançar suas despesas do mês, você deve analisar quais despesas são desnecessárias, ou seja, algo que você está pagando, mas não está utilizando mais, como por exemplo, academia que já faz tempo que você não vai.
O próximo passo no seu planejamento financeiro é montar a sua reserva de emergência, que é um seguro contra imprevistos, deixando aplicado um valor correspondente de 6 a 12 meses a soma das suas despesas.
A sua reserva de emergência tem que estar aplicada em produtos com alta liquidez, pois você nunca saberá quando acontecerá um imprevisto, não importando neste caso a rentabilidade das suas aplicações.
Os produtos recomendados para sua reserva são os tesouro Selic, CDB com liquidez diária e fundos de investimentos com pouco risco, como por exemplo, Fundos Referenciados DI.
Depois de montar a sua reserva de emergência você deve planejar a sua aposentadoria, ou seja, definir um valor que seja suficiente para você manter seu padrão de vida no futuro, além de bancar custos com remédios ou algum tratamento médico.
Tem vários sites de finanças, corretoras, bancos que podem te ajudar a definir esse valor, levando em conta o período de acumulação, valor que pretende acumular, taxa de juros e por quanto tempo pretende usufrui desse valor.
Os produtos recomendados para sua aposentadoria são o Tesouro IPCA, ações, fundos imobiliários, fundos de ações e fundos de aposentadoria privados, podendo diversificar sua carteira com todos esses produtos, mitigando o risco de prejuízo.
Depois de definir o valor necessário para sua aposentadoria o próximo passo é dividir seus objetivos em curto, médio e longo prazo, para saber qual produto de investimento é recomendado para cada prazo dos seus objetivos.
Quanto menor o prazo de seu objetivo, mais o produto que você irá investir tem que ser seguro e com liquidez, pois você não pode correr o risco de perder o seu dinheiro por não ter tempo para recuperar o prejuízo.
Quanto mais longo o prazo de realização dos seus objetivos, mais risco você pode tomar nos seus investimentos, buscando uma maior rentabilidade, pois terá mais tempo para recuperar seu dinheiro, caso tome algum prejuízo.
Seguindo esses passos você já conseguirá montar seu planejamento financeiro, controlando seus gastos, para conseguir investir, realizando seus objetivos, ficando protegido contra imprevistos e garantindo uma aposentadoria digna no futuro.
André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]