Atraso é insulto
“O insulto é a razão de quem não tem razão”.
Francisco Quevedo
O Millôr Fernandes, genial em tudo que fazia, também com frases de humor e ironia, declarou: “Pontual é alguém que resolveu esperar muito”.
Chegar atrasado e tentar se esquivar, “pelo menos eu vim”, é da cultura brasileira. Quem se atrasava, arranjava desculpa e a hipocrisia aceitava.
Ultimamente vê-se o descaramento, atrasa-se e pronto. Tem casos em que o atrasado chega espalhafatosamente, como quem entra em uma sala de aula, cinema, uma reunião, supondo estar no palco onde a porta é cortina que se abre para ele, o espetáculo.
O pior atraso é o que deixa outras pessoas esperando, dependendo do atrasado. Um evento marcado para um determinado horário, tem pessoas que “administram” o tempo considerando que chegarão com meia hora de atraso.
Claro, não são todos os brasileiros, mas uma parcela da população, sendo que atrasos só não são maiores pela obrigação, do tipo concurso público, embarcar em um ônibus, e, além de uma necessidade imposta, ou quando para obter vantagem.
Um atraso compreensível e perdoável é o da noiva no dia do casamento, tradição brasileira que se mantém esplêndida.
Aproveitando o embalo sobre noiva, foi perguntado ao padre o que ele achava do sexo antes do casamento, respondeu: …Desde que não atrase a cerimônia.
Fases de Fazer Frases (I)
A força do pensamento consiste na criticidade.
Fases de Fazer Frases (II)
Tenha um lema e leme. Tenha um foco e focalize.
Fases de Fazer Frases (III)
Tudo na vida é mais saber viver.
Fases de Fazer Frases (IV)
O tempo leva tudo, até um sopro de vida.
Fases de Fazer Frases (V)
Amor profundo, amor pro fundo. No fundo é amor?
Fases de Fazer Frases (VI)
Com o gelo me congelo, é o frio a fio.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Tio Leco e Tião do Karatê, ambos do PP, foram cassados por unanimidade, sem, portanto, provido o recurso, restando recorrerem ao Tribunal Superior Eleitoral. Novamente os vereadores mourãoenses negaram envolvimento, não sabiam de nada que a Sandra Raquel da Silva de Morais que não esteve na convenção e também não deu as caras para votar, e se tivesse votado no nome dela, teria dez votos e não nove.
Candidata laranja que os dois vereadores não querem chupar nem ter bagaço. No Tribunal Regional Eleitoral a votação foi unânime, tendo desembargadores certificando que a Sandra “continua na Itália”. Ela, na base do “não tô nem aí”, levou à cassação do mandato de quem está aí, melhor dizendo, estão, estavam….
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
A queda de uma árvore em Goioerê, que interrompeu o fornecimento de energia, moradores estavam tendo que esperar que viesse alguém de Ubiratã, já que em Goioerê a Copel fechou o local de atendimento. Pode-se afirmar ser só o começo da privatização, os lucros serão otimizados também pela redução de estruturas e pessoal. A distância de mais de 63 quilômetros dá bem uma ideia do quanto levará de tempo para Goioerê contar com atendimento efetivo.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Por falar em Copel, ela anunciou reajuste de 2.02%, que já passou a valer desde o dia 22.
Aliás, em 15 anos, o aumento da energia paga pelo consumidor ficou 45% acima da inflação. Reflexos da privatização de uma Companhia de Energia construída pelos paranaenses. Dizer mais o quê?
Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
Literalmente ele poderá morrer na cadeia pelo fato de ter 81 anos! O homem preso por estuprar menor vulnerável em Campo Mourão. Ficou velho e virou velhaco, vai alegar ser idoso, doente, para não ficar na cadeia.
Farpas e Ferpas (I)
O que não está vivo, morto está. Lembranças.
Farpas e Ferpas (II)
No mar de incertezas, as dúvidas e as indagações nele não podem mergulhar?
Farpas e Ferpas (III)
Se é para quem pode ter privilégio, necessariamente tem que não o mereça.
Farpas e Ferpas (IV)
Inteligência não ocupa espaço, e a burrice sabe disso?
Sinal Amarelo (I)
Tantas e tantas guerras, corremos riscos de não saber praticar a paz.
Sinal Amarelo (II)
Indiferença tão profunda é a que não damos conta mais em sabê-la.
Trecho e Trecho
“Deixo a vida como deixo o tédio”. [Álvares de Azevedo].
“Viver significa lutar”. [Sêneca].
Reminiscências em Preto e Branco (I)
A Coluna está prestes a ter 36 anos, próximo 10 de julho.
Reminiscências Preto e Branco (II)
Há tempos que não ouvia a palavra sirigaita. Diz respeito a pessoa que quer atrair pela sedução. Mulher assanhada, fogosa.
José Eugênio Maciel | [email protected]
* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do jornal