Professora Marlei sabe fazer contas

Se os fins justificam os meios, o que justifica os fins?

Leon Trotski

            Ele recebeu 95 mil reais. O valor foi declarado ao Tribunal Regional Eleitoral. A prestação de contas da candidata à deputada federal (PT) foi aprovada pela Justiça Eleitoral. Sem ressalvas. O citado valor é doação feita pelo Grupo JBS a quase dois mil candidatos Brasil a fora e que inclui uma lista de paranaenses, amplamente divulgada pelos meios de comunicação.

Professora Marlei Fernandes de Carvalho não se elegeu. Quase. Quase que fez 30 mil votos. Quase a metade do que faltou para eleger-se. Ela tem formação em Língua Portuguesa e em Pedagogia. É a secretária de finanças da APP – Sindicato, órgão classista do magistério paranaense. O fato de não ter pertencer à área de matemática, finanças, contábeis, a prestação de contas dela, já dito acima, foram aprovadas!

Cabe ressaltar: as contas aprovadas se referem à Justiça Eleitoral. Convém frisar também, incluem os 95 mil da JBS para ela.

Tangentes às contas da APP – Sindicato, eu não tenho a menor noção se ela, na condição de ser a secretária das finanças tem prestado e aprovado as contas da entidade. Como não sou sindicalizado pode ser que exista quem diga não ser meu tal direito. E com razão! Assim como ela tem contas à Justiça Eleitoral, todos os eleitores podem acessar tais informações. Não fiz e não farei. Os 95 mil que ela recebeu doados legalmente não me levaram a dúvida. Só fiquei surpreso pelo doador e pela importância da cifra alta, seja pela quantia e por não ser ela um nome de expressão no Paraná. Professora Marlei é um nome no Sindicato. Um nome no PT. Ela obteve votos dos professores. Insuficientes para elegê-la.

Marlei fez dobradinha com o colega de Partido, que foi eleito com mais de 42 mil votos. O professor Lemos é deputado e certamente recebeu votos dos professores. O que ele não recebeu foi dinheiro da JBS, de acordo com o Tribunal Eleitoral.

O discurso da APP que tem reunião prevista para hoje (sábado em Cascavel) terá como destaque as negociações com o governo estadual. Na página oficial virtual do Sindicato a notícia: As contas não batem! Governo Richa aumenta arrecadação, mas não paga o que deve.

As contas não batem! As do Richa e da professora estão certas e aprovadas! Claro, as da doação legal, dele e dela. Beto recebeu mais de um milhão de reais!

Matemático de formação, o professor Lemos poderá ser útil – não se pressupõe que não o seja – tanto na Assembleia como parlamentar ante às contas do governador Richa (PSDB) e quanto nas da APP.

Saberemos quais, quantas batem ou não as contas?                                       

Fases de Fazer Frases (I)

            O fazer de conta é mais difícil do que fazer conta?

Fases de Fazer Frases (II)

Quem conta presta, presta conta?

Fases de Fazer Frases (III)

            Não confundamos: Guarda a tua mala com o guarda da Guatemala.

Fases de Fazer Frases (IV)

            Não confundamos: Acrobacia com a cor da bacia.

Olhos, Vistos do Cotidiano

            Com destaque e rubor brilhoso até então, professora Marlei momentaneamente não é mais a grande manchete na página virtual da APP – Sindicato. Aparecia mais do que o presidente Hermes Silva, o fato lembra o apresentador televisivo Luciano Huck, que rapidamente tirou imagens dele com o senador afastado Aécio Neves (PSDB).    

Reminiscências em Preto e Branco

            A diversidade contempla a pluralidade de pensamento, opinião, e o conhecimento é conteúdo essencial no amplo debate que é respeitar divergências. O trecho é da Coluna intitulada A ‘Lição’ da Velha Cartilha da APP. É, as contas não batem! E sem debate – das contas também – e não apenas as da Justiça – aí sim se debatem os que fizeram as contas.