Balanço e reflexão

Na semana passada escrevi aqui neste espaço sobre o bonito e importante trabalho de defesa da fauna e da flora realizado no Paraná em 2021, que ajudou o estado a ser reconhecido como uma referência em desenvolvimento sustentável pela OCDE e a conquistar o primeiro lugar em sustentabilidade ambiental no ranking dos estados brasileiros. Mas este é apenas um dos pilares que fazem parte de nossa política para a área.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a ter uma pasta diretamente focada em aliar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico. Criada em 2019 pelo governador Ratinho Junior, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) inovou ao reunir sob seu guarda-chuva diversos órgãos ligados às áreas ambiental, de atração de investimentos, turismo e meteorologia. Nossa missão é provar que é possível promover o desenvolvimento, gerar emprego e renda e conservar e preservar o meio ambiente, tudo isso ao mesmo tempo.

Em 2021, destaco os programas os ligados ao licenciamento ambiental, como o Descomplica Rural (voltado a produtores) e o Paraná Energia Sustentável (para empreendimentos geradores de energia limpa, como a solar e a eólica). Processos de licenciamento que demoravam mais de um ano agora são finalizados em alguns dias. A produção de energia limpa, por meio de empreendimentos de pequeno porte, passou a ter uma nova dinâmica para a emissão de licenciamento, o que permite reduzir o tempo de espera pela permissão.

Na área ambiental, o programa Paraná Mais Verde, que produz mudas de árvores nativas em viveiros, promovendo o reflorestamento e a rearborização urbana, atingiu a marca de 5,5 milhões de mudas distribuídas.

A Sedest está de 47 parques urbanos, que reabilitam áreas de erosão e fundos de vale nas cidades, transformando-as em espaço de proteção ambiental e de lazer para a comunidade. Muitos já estão com a obra pronta e sendo entregues à população.

Ressalto ainda a atuação na gestão de resíduos sólidos, criando políticas e auxiliando municípios na construção de barracões de coleta seletiva e adquirindo equipamentos como compactadores e caminhões de coleta. Foram 25 barracões viabilizados em 2021.

Assim, estamos facilitamos a vida de quem quer produzir com sustentabilidade, dentro da legislação, e endurecemos o jogo com quem insiste em cometer crimes ambientais. O Estado tem feito sua parte, e é importante que cada indivíduo também faça.

Só conseguimos atingir a sustentabilidade com a participação de toda a sociedade, de cada cidadão. E contamos com a colaboração de todos em 2022!

Momento de reflexão

Chegamos à semana do Natal, em um ano de muitas dificuldades recorrentes da pandemia e também de muita superação. Perdemos muitos amigos nessa batalha. Mas estamos aqui, e devemos agradecer muito por cada dia que vivemos em nossa passagem na Terra. O aniversário do nascimento de Jesus é o nosso principal momento de reflexão, como cristãos. Reúna a família e os amigos, celebre a vida e demonstre toda sua gratidão.

E que carreguemos conosco esse espírito natalino para todos os dias do ano novo que se aproxima.

Boas festas a todos os paranaenses!

Marcio Nunes é secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná