Empresas paranaenses contra o aquecimento global

A noite desta terça-feira será memorável. Em solenidade na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) vai entregar o Selo Clima Paraná para 71 empresas que, voluntariamente, passaram a medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono, para combater as mudanças climáticas.

Esta é a sétima edição anual consecutiva de uma iniciativa inédita no âmbito dos governos estaduais. E, em 2021, obtivemos uma adesão recorde!

A redução da emissão de carbono registrada pelas empresas que conquistaram o Selo Clima Paraná Ouro Plus foi de quase 39 mil toneladas neste ano – redução equivalente ao sequestro anual de carbono de 7.500 hectares de floresta, ou seja, aproximadamente 10 mil campos de futebol. Um dado excepcional a ser comemorado!

O Selo Clima Paraná já conquistou o Prêmio Expressão em Ecologia e foi selecionado para compor a publicação “Boas práticas estaduais pelos compromissos climáticos”, patrocinada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional.

São três categorias do selo: “Original”, entregue para as empresas que apresentam inventário simplificado das emissões de carbono. É um primeiro passo para o domínio de metodologias de contabilidade de emissões; “Ouro”, para as empresas que apresentam inventários completos, que devem ser auditados por terceira parte independente, acreditada pelo Inmetro e seguindo os ditames das normas técnicas ABNT-ISSO; e “Ouro Plus”, entregue àquelas que apresentam inventários completos, auditados por terceira parte independente, e que comprovem redução das emissões em índice compatível com as metas do Brasil no Acordo de Paris.

Confira as empresas que receberão o Selo Clima Paraná 2021:

Categoria Original: Acome do Brasil, Agrocete Fertilizantes, Aker Solutions, Allnex Química, Atlas Eletrodomésticos, Avenorte, Bonyplus Cosméticos, Bosh, Brose, Castrolanda, Colorfix Itamaster, Cooperativa Agrária, Corgraf Gráfica e Editora, Cosma do Brasil Produtos Automotivos, Ebmac Transportes e Logística, Electrolux, Eletrofrio, Águas Ouro Fino, Flexoprint Labels, Frísia Cooperativa Agroindustrial, Fospar, Fundição e Metalúrgica Tiger, Gelopar, Posigraf, Grifols, Chocolates Roma, Infasa Indústria de Farinhas, Kingraf, Cooperativa Lar, Leclair Perfumes e Cosméticos, Lightsweet, Mão Colorida Comunicação Visual, Martiaço, Perfipar, Potencial Biodiesel, Prefeitura de Maringá, Ritmo Logística, Viapar, Schwan Cosmetics, Sicredi, Sim Estearina, Tech Composites, Tecnotam Embalagens, Tic Transportes, Vale Fértil , Vigor, Volvo e Word Laser.

Categoria Ouro: Axon Transportes, Brado, Copel, CSN, Engie Energia, FCA Powertrain Motores, IBQ Indústrias Químicas, JBS, Klabin, Landis Gyr Equipamentos de Medição, Neodent, O Boticário, Bosch, Rodonorte e Sanepar.

Categoria Ouro Plus: BRF, Klabin, Rumo e SLB do Brasil.

Parabéns a todos os participantes! E que todas as empresas paranaenses se espelhem nesse exemplo, em prol de um futuro melhor para todos!

Marcio Nunes é secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná