Coamo 51 anos: A boa ideia que transformou a vida no campo

Se tudo na vida é memória, momento ou esperança, aquilo que se pretende eterno precisa ser ao mesmo tempo e no mesmo espaço, memória, momento e esperança.

O famoso orador romano Cícero dizia que a História é mestra da vida e legou-nos o ensinamento de que por meio dos exemplos do passado, dificuldades, erros e acertos; podemos extrair valiosas lições para nos orientarmos no presente, diante dos problemas que se apresentam, e evoluirmos rumo ao futuro que se avizinha e avista no horizonte. “A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos”.

Ao celebrarmos as – Bodas de Bronze – metal símbolo da resistência estrutural e da união, prestamos nossa reverência e homenagem aos que nos antecederam desde o histórico dia 28 de novembro de 1970, quando os pioneiros 79 agricultores associaram-se para subscrever a ata de fundação da COAMO; literalmente escrevendo a primeira página de uma história de sucesso.

Fortalecendo a integração, a cooperação e a união entre os associados, as famílias, os cooperados e a sociedade em geral, com incremento e valorização do ambiente de sua área de atuação, as ações da cooperativa são sentidas e marcantes. Ao longo destas cinco décadas a COAMO efetivamente foi a responsável pela transformação do seu entorno social nas diversas regiões em três estados e promoveu o desenvolvimento, transformando sonhos em realizações.

Os seus 51 anos bem vividos com união e trabalho resultaram na colheita fértil de uma boa semente plantada e cuidada com carinho, uma safra excelente resultante da forma de cultivar, produzir e colher. A COAMO nasceu de ideias e ideais, do sonho coletivo na busca de uma vida melhor para todos. Hoje somos, no Brasil e na América latina, a maior cooperativa agrícola e uma das maiores e melhores empresas deste país continental e gigante pela própria natureza.

Aos 30.032 cooperados ativos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que desde sempre acreditaram na força da unidade e na solidariedade entre os homens e na sua relação com o campo, no cooperativismo como fórmula para resolução de demandas sociais, como maneira de transformar habilidades individuais em resultados coletivos, hoje é dia de prestarmos a todos vocês, as nossas reverências e de tirar o chapéu.

O cooperativismo e a COAMO como seu símbolo maior, ensina a dar valor à contribuição de todos, trabalhar em equipe e estender a mão para quem necessita. É um jeito de trabalhar diferenciado.

O conjunto de princípios do cooperativismo determinou os valores da COAMO ao longo de sua trajetória luminosa nestes 51 anos e desde a sua origem sustenta o crescimento e as conquistas alcançadas neste tempo. Juntos somos mais fortes! Nunca esta frase nunca teve tanto significado como neste momento pandêmico.

Dr. José Aroldo Gallassini, operosa abelha da colmeia que representa; do menino de Brusque, o visionário e nosso atuante, ativo e operante presidente do Conselho de Administração, hoje e sempre, o senhor é gente que faz; e no mote de uma campanha institucional que está sendo revigorada é um orgulho dizer em alto e bom som que da COAMO, essa cooperativa que é nossa, que transforma a vida; à frente como bom líder a nos guiar, temos a mente, os braços e o coração vossos, multi cidadão honorário, o maior Bicho do Paraná.

COAMO E COOPERADOS, CINQUENTA E UMA VEZES, PARABÉNS PRA VOCÊ NESTA DATA QUERIDA!

Gilmar Cardoso, advogado, poeta, membro do Centro de Letras do Paraná e fundador da cadeira nº 01 da Academia Mourãoense de Letras.