Home broker para investir na bolsa: como funcionam

Você já ouviu falar de home brokers? Sabe para que servem e como funcionam? Caso sua resposta seja negativa a esse respeito, o artigo que está lendo irá tirar todas as suas dúvidas. Como diz o velho ditado: “ninguém nasce sabendo”, já que a internet e o sábio “Google” oferecem respostas às perguntas mais intrigantes.

Antes de tudo, home brokers, também conhecidos como plataformas de trading, são programas voltados a negociações online. Em resumo, tais softwares permitem aos usuários poderem acessar os mercados financeiros e realizarem operações de compra e venda de ativos diversos. Tais como: ações, fundos, índices, commodities, divisas e muito mais.

Os home brokers estão disponíveis em diferentes versões, eles podem ser usados no próprio navegador de internet e também podem ser instalados no computador por meio de um arquivo executável. Do mesmo modo, também existem versões disponíveis para dispositivos móveis com sistemas Android, iOS, dentre outros.

Estas plataformas permitem aos usuários poderem efetuar operações de negociação: abrindo, fechando e administrando posições. Certamente que é necessário estar cadastrado em um intermediário financeiro para poder acessar a bolsa com uso de um home broker. Pois este se trata somente de um instrumento que é disponibilizado por tais intermediários.

Algumas corretoras e outros intermediários que permitem acesso a bolsa de valores oferecem plataformas próprias. Outras, no entanto, permitem acesso a softwares de negociação já consagrados no mercado com ferramentas avançadas e boa aceitação entre os investidores mais especializados. As plataformas Metatrader 4 e 5 são bons exemplos disso.

Mas para quem está iniciando neste mercado uma plataforma de trading da própria corretora é suficiente. Pois algumas corretoras online oferecem plataformas de trading simples, intuitivas e com interface amigável. Elas podem ser acessadas por quaisquer usuários mediante um simples cadastro que leva poucos minutos.

Provar home broker com conta de demonstração

As plataformas atualmente não exigem que os seus usuários sejam especialistas, pois as empresas por trás delas entenderam que o mercado está se abrindo para um maior número de pessoas. Por isso, elas estão inovando em suas plataformas e trabalhando para oferecer ferramentas cada vez mais simples de usar, onde os investimentos possam ser feitos em poucos passos.

Inclusive com a oferta de novas modalidades de investimento mais acessíveis, como criptomoedas e outros produtos com base em blockchain. Contudo, investir não é fácil, exige alguma noção básica sobre o funcionamento dos instrumentos financeiros disponibilizados. Mas, a tecnologia tem facilitado muito, tanto no treinamento como na simplificação dos processos envolvidos.

Contudo, para conhecer como funciona um home broker, você precisa usá-lo e de preferência através de uma conta de demonstração na corretora. Já que você não vai arriscar o seu capital em uma plataforma que não sabe direito como funciona. Mesmo que seja intuitiva, você precisa de uma experiência prática com uso de saldo virtual.

Qualquer corretora séria oferece conta demo gratuita e sem limitações para os seus usuários. Para que assim eles possam, tanto aprender mais sobre o trading online na prática, bem como treinar suas estratégias de investimento. Aferindo se as mesmas são eficazes ou não. Isso jamais deverá ser feito por meio de uma conta real.

As contas de demonstração são essenciais e o usuário não pode abrir mão delas ao escolher uma corretora, especialmente se for um principiante. Ademais, o acesso a uma conta demo é concedido nas melhores corretoras mediante um cadastro básico, sem o envio de documentos. Empresas que prestam um serviço de qualidade permitem o uso gratuito de suas plataformas, pois não tem nada a esconder.

Contudo, após usar o home broker por meio da conta demo por um bom tempo, talvez você queira investir dinheiro de verdade. Nesse caso, poderá mudar para a conta real com o simples clique em um botão. Todavia, as corretoras exigem o envio de um documento oficial com foto como requisito básico para ativar a conta real e permitir negociações com uso de dinheiro de verdade.

Partes principais de um home broker

Geralmente no site das corretoras existem links que possibilitam aos usuários poderem baixar e instalar suas plataformas de negociação em todas as versões disponibilizadas. Para que você conheça melhor como funciona os home brokers, abaixo listamos as partes mais comuns encontradas na maioria deles, ainda que com denominações diferentes:

  • Gráfico: seção principal do home broker com o movimento de preços do ativo em tempo real.
  • Livro de ofertas: seção onde ficam listadas as ordens de compra e venda geradas pelos usuários.
  • Seção histórico: onde são listadas as ordens, posições e outras operações realizadas pelo usuário do home broker.
  • Seção de negociação: espaço dedicado à realização de operações de compra e venda de ativos financeiros.

Além destas partes principais, alguns home brokers ainda trazem outras funcionalidades, como espaços dedicados às últimas operações realizadas pelos usuários que estão operando em tempo real. Uma barra com indicadores e outras ferramentas gráficas e um local dedicado a informar o seu saldo na plataforma. O gráfico também pode ser personalizado usando um conjunto de ferramentas disponíveis para isso.

O principal objetivo dos home brokers é disponibilizar um acesso seguro, oferecendo suporte e atenção ao usuário. Embora isso dependa maiormente da corretora utilizada. Certamente que os home brokers são especialmente dedicados a negociações de instrumentos financeiros.

Primordialmente porque as corretoras querem simplificar ao máximo o seu uso, tornando-o uma ferramenta de simples operação, sem funcionalidades demasiadas que possam afetar a usabilidade dos usuários comuns. Já que muitas corretoras disponibilizam versões mais completas de suas plataformas para investidores especializados.

Operar na bolsa com robôs de investimento

Em suma, o home broker online é, na prática, o local de encontro de milhares de usuários que estão dispostos a comprar e vender ativos financeiros em tempo real. Certamente que nem sempre se tem uma pessoa por trás das operações, pois atualmente são muito usados os conhecidos robôs de investimento.

Isto é, softwares automatizados que negociam na bolsa mediante configurações pré-estabelecidas. Obviamente que isso terá um custo para o usuário, pois estes bots de investimento geralmente são disponibilizados mediante assinatura, que deve ser paga mensalmente.

Vale lembrar que operar com um robô não significa que seus investimentos estão isentos de qualquer risco, pois eles apenas obedecem a estratégias humanas de modo automático. Posto que isso permite envio mais célere de ordens para um melhor aproveitamento das oportunidades que podem surgir de uma hora para outra.

Para finalizar o artigo, listamos abaixo algumas vantagens de se operar na bolsa de valores:

  • Praticidade – atualmente já é possível operar na bolsa de valores por meio de home brokers intuitivos, descomplicados e feitos para o usuário comum. A razão é tornar o mundo dos investimentos mais acessível, compreensível e democrático.
  • Custo baixos – hoje em dia, não existe a necessidade de muito capital para investir na bolsa, pois há uma grande concorrência entre as corretoras. A maior parte delas deixou de cobrar taxas, assinaturas e comissões pesadas, além disso, muitas oferecem valores baixos de depósito mínimo.
  • Velocidade – com tecnologia cada dia mais avançada, as plataformas sempre estão evoluindo, proporcionando aos clientes a execução de operações de forma mais veloz e prática. O que reduz drasticamente o uso do seu ativo mais valioso: o tempo.
  • Melhor controle – o usuário pode acessar sua carteira e acompanhar tudo o que está ocorrendo em sua conta. Seus valores de saldo, operações de depósito e retirada e transferências ficam registrados para que você possa acompanhar em detalhes sempre que desejar.
  • Inteligência artificial – algumas plataforma já usam a inteligência artificial para auxiliar seus usuários, evitando que eles cometam erros evidentes por falta de atenção ou conhecimento

Para que possa escolher o home broker mais adequado ao seu perfil, você pode buscar informações na internet, indicações de investidores sérios e experimentar na prática o mesmo. Como já dissemos, as melhores corretoras oferecem a possibilidade de usar suas plataformas com uma conta de demonstração gratuita.

Mas procure sempre informações sobre a corretora por trás do home broker, pois não adianta nada contar com um bom home broker e ter um péssimo serviço prestado por ela. Por isso é necessário ser prudente e saber encontrar um ponto de equilíbrio, isto é, uma corretora regulamentada e confiável que forneça um home broker de qualidade.