Bom ou ruim? Classificação das temporadas de cinco times até agora no Brasileirão de 2023
O Campeonato Brasileiro Série A de 2023 ainda não terminou, portanto, talvez ainda seja muito cedo para avaliar adequadamente o desempenho das equipes nesta temporada – especialmente devido à proximidade da classificação atual.
No entanto, ainda é tarde o suficiente para decidir se uma equipe teve uma temporada bem-sucedida ou não.
Dito isso, vamos dar uma olhada em três clubes que tiveram boas temporadas e três que tiveram anos ruins.
Boas: Botafogo
A melhora do Botafogo nesta temporada foi meteórica, e ainda há uma chance de o Fogo ser coroado campeão do Brasileirão pela primeira vez desde 1995 no final da temporada.
Se o time não vencer o campeonato, isso talvez seja visto como um fracasso, já que chegou a ter 15 pontos de vantagem na liderança e foi previsto que venceria a divisão confortavelmente pelas pessoas que apostaram na Betfair.
No entanto, nunca se esperou que o Botafogo disputasse o título nesta temporada e, embora não levantar a taça seja amargamente decepcionante, terminar entre os quatro primeiros ainda seria uma grande melhoria em relação ao 11º lugar do ano passado, quando o time voltou da Série B para a primeira divisão.
Bom: Grêmio
Outro time que teve um desempenho muito acima do esperado nesta campanha, o Grêmio foi promovido da Série B na última temporada e já está na briga para terminar entre os quatro primeiros.
Atualmente, o time está em quinto lugar no momento em que este artigo foi escrito, e Luis Suárez pode levar muito crédito pela ascensão do histórico clube de volta ao topo do futebol brasileiro.
O ex-atacante do Liverpool e do Barcelona tem 14 gols e 10 assistências em 30 jogos no campeonato, mas pode não ser um jogador do Grêmio em 2024, já que o Inter Miami está interessado em seus serviços.
Bom: Red Bull Bragantino
Outro time que está entre os quatro primeiros no momento da redação deste artigo, o Bragantino está muito perto de garantir uma vaga na Copa Libertadores pela primeira vez desde que foi comprado pelo Red Bull há três anos.
O Massa Bruta foi promovido de volta ao Brasileirão pela primeira vez em 22 anos em 2019, mas tem sido inconsistente, terminando em 10º, 6º e 14º lugares.
No entanto, eles têm o objetivo de competir com os grandes times tradicionais do Brasil e, nesta temporada, o Bragantino está provando que é mais do que capaz de fazer isso.
Ruim: Internacional
A queda de forma do Internacional da última campanha para esta temporada foi gritante, já que se previa que o time teria outra boa temporada com a colocação de uma aposta Brasileirão.
O Colorado ficou em um impressionante segundo lugar, atrás do Palmeiras, em 2022, que foi a segunda vez que o time terminou tão bem no Brasileirão em três temporadas.
No entanto, a equipe de Eduardo Coudet está atualmente em 11º lugar na divisão e pode nem mesmo se classificar para a Copa Sul-Americana.
Ruim: Corinthians
Outro time que terminou entre os quatro primeiros na última temporada, mas que está muito abaixo na tabela este ano, é o Corinthians.
Até o momento em que este artigo foi escrito, o Timão venceu apenas 10 jogos em toda a temporada e está atualmente em 13º lugar no Brasileirão.
O Corinthians também está em seu quarto técnico de 2023, com Mano Menezes substituindo Vanderlei Luxemburgo.