Copa do Mundo Qatar 2022: Conheça as seleções já classificadas e saiba como andam as eliminatórias pelo mundo

Para os amantes do futebol o ano de 2022 já iniciou repleto de expectativas em relação a Copa do Mundo do Qatar. Com o Brasil já classificado, liderando de forma invicta as eliminatórias sul-americanas, muitos desejam saber quais as outras seleções já garantidas na próxima Copa, além é claro do time da casa, o Qatar.

Abaixo você ficará sabendo quais são as demais seleções já garantidas na próxima Copa do Mundo, que será disputada no mês de novembro, além de saber como andam as eliminatórias ao redor do mundo no momento. Com isso você poderá se preparar para ir a Copa, para acompanhar os jogos na TV e até mesmo visitar os melhores sites de apostas na Copa do Mundo.

A Copa do Mundo de 2022 já conta no momento com 15 seleções classificadas para a disputa. Entretanto, esse número pode aumentar até esta sexta-feira (04/02) por conta da Data FIFA, ou seja, da nova rodada das Eliminatórias para a Copa do Qatar, que está sendo disputada esta semana ao redor do mundo.

Separando por continentes, na Ásia, três seleções já estão garantidas na Copa do Mundo no momento. São elas o Qatar, país sede, o Irã, primeira seleção asiática a garantir a sua vaga para a disputa do mundial e a Coréia do Sul, que se classificou esta semana ao derrotar a Síria por 2 a 0.

Pela América do Sul já são duas as seleções classificadas para a Copa de 2022. Rivais históricos, Brasil e Argentina já garantiram matematicamente suas vagas ocupando as duas primeiras posições do torneio eliminatório faltando ainda algumas rodadas para o fim.

Já a Europa é no momento o continente com mais seleções já garantidas na disputa do mundial. São 9 seleções até o momento, em ordem alfabética: Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça.

De qualquer forma, com apenas 14 seleções garantidas no torneio no momento, mais da metade do total de 32 vagas disponíveis para a competição ainda seguem em aberto e com disputa acirrada.

Trazendo um panorama da disputa, pelas eliminatórias da CONCACAF, que inclui as Américas do Norte e Central, ao menos uma das vagas já se encontra bem encaminhada. Liderando as eliminatórias com folga, a seleção do Canadá muito provavelmente carimbará em breve seu passaporte para a Copa do Mundo de 2022. Brigando pelas duas vagas diretas restantes, três seleções se encontram emboladas na classificação no momento. Por ordem, Estados Unidos, México e Panamá brigam pelas duas últimas vagas diretas. Quem terminar a classificação em quarto lugar, disputará a repescagem.

Pela América do Sul, com Brasil e Argentina já garantidos no Qatar, as outras duas vagas diretas seguem sendo disputadas por Equador, Uruguai, Peru e Chile. Entretanto, uma destas seleções muito provavelmente terá que disputar a repescagem já que são 4 seleções na disputa e somente duas vagas diretas com mais uma para a repescagem do mundial. Ainda na briga matemática ao menos por uma vaga na repescagem, se encontra a seleção da Colômbia em situação mais complicada que as demais.

Já na África, sem nenhuma seleção ainda garantida na disputa da Copa de 2022, o torneio entra em sua fase final em Março. Ainda brigando por uma vaga, estarão as seleções do Egito, Senegal, Argélia, Camarões, Nigéria, Gana, Marrocos, Congo, Mali e Tunísia. Dentre estas seleções, cinco delas garantirão a participação no torneio de futebol mais importante do planeta.

O continente que mais seleções leva ao mundial é também o que terá a disputa mais emocionante pelas vagas que ainda restam em aberto. Participando da repescagem estão Escócia, Ucrânia, País de Gales, Áustria, Rússia, Polônia, Suécia, República Tcheca, Itália, Macedônia do Norte, Portugal e Turquia. Uma curiosidade é que os dois últimos campeões europeus, Itália e Portugal, estão na mesma chave e não poderão ir a Copa do Mundo juntos. Ou seja, nessa briga pelas últimas 3 vagas infelizmente uma destas duas seleções não participará da Copa do Mundo de 2022.

Finalizando, a vaga da Oceania ainda não foi disputada. O torneio classificatório do continente está programado para ser disputado em março, no próprio país sede da Copa do Mundo, o Qatar. Vale lembrar que após a disputa classificatória da Oceania, o representante do continente ainda precisa disputar a repescagem contra o quarto colocado das eliminatórias da CONCACAF.

Como você pode ver ainda resta muita emoção na briga pelas últimas vagas para a Copa de 2022. Antes mesmo da bola rolar no Qatar pelo título de campeão do mundo em novembro, a briga pela classificação para essa disputa ainda promete movimentar o mundo do futebol pelos próximos meses.