Prefeito baixa decreto proibindo acesso de servidor não vacinado a repartições públicas

Decisão adotada pelo prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin (PDT), ainda vai render muito ‘pano pra manga’. É que o gestor assinou o Decreto 2324 de 26 de Janeiro de 2022, determinando a proibição de servidores públicos não vacinados contra Covid-19 às repartições públicas municipais.

“Fica proibido o acesso a qualquer órgão público municipal de servidor que não tenha se vacinado contra a Covid-19, salvo apresentação de justificativa médica, corroborada pela Junta Médica oficial, cujo prazo máximo para apresentação de comprovante de vacinação é de 10 dias”, diz um trecho do decreto baixado pelo prefeito.

Ainda conforme o documento, o não comparecimento do servidor, em razão da não vacinação contra a Covid-19, será considerada como falta injustificada ao serviço. Neste caso, ele deverá responder a processo disciplinar, que poderá terminar inclusive com sua exoneração.

Esta não é a primeira medida polêmica adotada pelo prefeito nesta pandemia. No ano passado, ele foi alvo de críticas do deputado federal Sargento Fahur (PSD) pela postura rígida no combate ao vírus na cidade. Houve, inclusive, troca de farpas dos dois políticos em redes sociais.

Na época, Agnolin disse que as fiscalizações no município estavam sendo feitas ‘pelo ar, por terra, de casa em casa, na sede do município, nos distritos, e na zona rural também’. “É tolerância zero. A ordem é autuar e punir, dentro da lei, quem estiver gerando aglomeração ou cometendo qualquer outro ato que coloque em risco a saúde pública”, alegou o gestor na ocasião, ao comentar que o deputado desconhecia completamente a realidade do município.

A cidade ainda está com decreto de calamidade pública vigente em consequência da pandemia da Covid-19. De acordo com boletim da Secretaria da Saúde, o município está atualmente com 226 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, são 1.415 confirmações acumuladas e 21 mortes. “Para uma cidade do tamanho da nossa com pouco mais de 5 mil habitantes, este número é trágico. Muito triste termos 21 vidas perdidas para a Covid-19”, falou Agnolin.

De acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, Nova Cantu recebeu até o momento 12.313 doses de vacinas contra Covid-19 e aplicou 7.986. O número de pessoas vacinadas com as duas doses na cidade é de 3.495.