Ingleses não dão tanto valor ao Mundial de Futebol como os brasileiros

A história dos times ingleses em mundiais (tanto da “era moderna, reconhecidos pela Fifa, quando da “era Copa Toyota) tem muitas provas de que eles não levam a competição muito a sério. Uma pesquisa realizada pelo time de conteúdo da Betway, site de futebol bets , ouviu mais de 3.500 fãs de futebol para tentar entender o motivo pelo qual o torneio não é tão valorizado na Europa quanto na América do Sul. 

“Conversamos com o William (Chelsea), Fabinho (Liberpool) e os torcedores do Manchester United, Chelsea e Liverpool. Entre torcedores e jornalistas, alguns nem sabem que essa competição existe”, explica ao time da Betway Esportes.

O assunto ganhou maior relevância por ocasião da recente decisão do Mundial entre Liverpool e Flamengo, repetindo a final de 1981, quando time brasileiro também levou a melhor. “Hoje já não é segredo para ninguém que os Reds chegaram completamente despreparados para a partida. Alguns jogadores até já admitiram ter bebido na viagem de 24 horas para o Japão, e nenhum deles fazia a menor ideia de quem iam enfrentar”, diz a reportagem publicada pelo site de apostas esportivas, Betway.

Os Red Devils ganharam, em 2008, contra a LDU do Equador. Só que, se você perguntar para os torcedores em volta do lendário Old Trafford, poucos vão se lembrar. Poucos sabem que o time de coração é bicampeão mundial! 

Mas por que os ingleses tratam tão mal um torneio que, pelo menos teoricamente, envolve os melhores times de todos os continentes? Simples. Eles não têm identificação nenhuma com a competição. Não seguem o futebol sul-americano, muito menos asiático, ou africano. Os brasileiros falam em “soberba”. Mas se não existisse um clube europeu no torneio, os sul-americanos dariam tanto peso para essa taça? Claro que não. No fundo, só vale porque ganhá-la significa bater um time poderoso, que todos os apaixonados por futebol sabem a escalação, acompanham na Champions League, na Premier League, ou na La Liga. Já para os ingleses, vencer um time inferior, com jogadores que eles sequer conhecem, não significa muita coisa.

Perguntados sobre o Flamengo, torcedores do Liverpool só sabem responder que é um grande time do Brasil. Não pergunte sobre conquistas, de que cidade é, ou de grandes ídolos que passaram pelo clube. Pra piorar, o mundial acontece na época mais movimentada do calendário do futebol inglês. 

Aliás, o Liverpool foi obrigado a dividir o elenco. Um time cheio de moleques vai disputar as quartas de final da Copa da Liga Inglesa (campeonato menos importante do futebol inglês). No dia seguinte, os principais jogadores entram em campo pela semifinal do Mundial. E tem torcedor até hoje reclamando: o elenco mais forte deveria cuidar da Copa da Liga Inglesa, não do torneio do Catar!