O uso da máscara interfere no rendimento da atividade física?

Praticar atividade física é essencial para uma vida saudável. Porém com as regras vigentes em relação à proteção individual contra o vírus da COVID-19, é obrigatório o uso de máscaras em locais públicos. Portanto, as pessoas precisam usar máscaras durante suas atividades físicas. Apesar do desconforto, usar máscara interfere no rendimento da atividade física?

Apesar de a máscara dificultar um pouco a respiração e ficar úmida durante o treino, o seu uso não impede a prática de exercícios físicos. A dica é buscar modelos mais recomendados para prática de exercícios

Segundo diversos estudos feitos desde o começo da pandemia, o acessório não impede o treino. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), recomenda que haja certos cuidados que podem facilitar o uso e o deixar mais confortável. Dentre eles está a troca da máscara durante a atividade física.

Então se sente desconfortável com o uso, a recomendação é tentar  alternar a intensidade do exercício. Dessa forma, você pode controlar melhor sua respiração. E no caso da máscara ficar úmida, basta sempre levar pelo menos uma extra ao ir para academia e trocar durante o treino como mencionado anteriormente. O importante é não deixar de praticar atividades físicas. Entenda mais sobre o que os especialistas dizem sobre o assunto, a seguir. 

Estudos sobre o uso de máscaras durante atividade física

Em 2020, uma pesquisa publicada no publicada no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports mostrou como o uso de máscaras cirúrgicas e respiratórias N95 afetam o desempenho de atletas durante exercícios. O resultado mostrou que apesar do uso das máscaras de proteção o desempenho foi o mesmo. 

Durante o estudo, os cientistas coletaram durante os exercícios dados como taxas respiratórias e níveis de dióxido de carbono (CO2), batimentos cardíacos, pressão arterial, e saturação de oxigênio. Ao analisar os resultados, a conclusão a que chegaram é que os acessórios de proteção individual não prejudicam o desempenho de quem pratica qualquer esporte que pode ser realizado usando os mesmos. 

Já em 2022 foi divulgado um estudo da Universidade de São Paulo (USP), através da  Agência Fapesp, sobre o assunto. Segundo a pesquisa, não há interferência na respiração e nem na fisiologia cardiovascular causadas pelo uso das máscaras de tecido. Seja na prática de exercícios moderados ou pesados, o funcionamento corporal das pessoas que participaram do estudo não foi prejudicado durante o exercício. 

Portanto, é possível ver que as pesquisas feitas nos últimos dois anos não apontam para qualquer problema no uso das máscaras durante atividades físicas. Mas se mesmo assim você sente certa dificuldade de respirar e sente que seu rendimento não é o mesmo, a seguir destacamos algumas dicas que podem te ajudar com esse problema.

Dicas para treinar usando máscara

Uma das principais dicas é inspirar e expirar de forma profunda. Tente não deixar sua respiração mais acelerada, pois dessa forma o seu desconforto pode ser menor. Sim, isso pode ser um desafio ao fazer uma atividade física. Por isso, caso esteja tendo dificuldades de respirar o ideal é optar por treinos de menor intensidade. 

Tenha atenção quanto a sua respiração. Tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Ao focar nesses movimentos você pode melhorar sua eficiência cardiorrespiratória. Pausas maiores podem permitir que você reduza seu desconforto. Isso talvez exija que aumente o número de séries para que não diminua seu ritmo de treino. Se não tem tempo, pense em treinar mais vezes por semana, se antes eram três agora podem ser quatro, e assim por diante. 

Se mesmo seguindo todas essas recomendações o seu desconforto persiste, não exite em parar. Atividades físicas são muito importantes, mas também é necessário ter moderação e escutar o seu corpo. Caso esteja sentindo muito cansaço e esteja muito ofegante, dê uma pausa e volte outro dia. A recomendação é sempre se manter ativo mas seguindo o seu ritmo.