Opinião: Mais atuação de gala de Mbappe. Será que hoje é vez de Neymar?

No segundo dia de oitavas-de-final nada de zebra de novo. As favoritas França e Inglaterra ganharam – e ganharam bem – e agora se enfrentarão nas quartas-de-final.

E dá para dizer que nesse domingo o nível da Copa subiu muito com a atuação do melhor do mundial até aqui: Kylian Mbappe. Uma assistência para o gol de Giroud (que linda a comemoração entre eles) e dois gols em uma performance que vai ser lembrada por muito tempo. Com 23 anos chegou ao seu nono gol em Copas do Mundo em onze partidas disputadas e o recorde de 16 gols do alemão Miroslav Klose tem tudo para ser pulverizado em breve.

A França ainda é muito mais que Mbappe e se colocou como a seleção a ser batida. A Polônia, incrivelmente, fez seu melhor jogo na Copa do Mundo – tivesse jogado assim contra a Argentina a história para Lionel Messi poderia ser outra – mas não foi o suficiente para impor qualquer problema para os atuais campeões mundiais.

Os Les Bleus agora têm um descanso de seis dias até o confronto com a Inglaterra, que mostrou no seu jogo de ontem que pode até ter potencial para dificultar a vida dos franceses

É que a Inglaterra também subiu seu nível em relação às partidas da primeira fase. Senegal não era uma seleção tão fácil de ser vencida, os Leões de Teranga mesmo sem Sadio Mané mostraram um bom futebol na fase de grupos, e o começo do jogo até que foi equilibrado. Mas aos 38min do primeiro tempo, em uma rápida troca de passe iniciada por Foden e Kane, Jude Bellinghan, o melhor jogador jovem da Copa do Mundo, serviu Henderson para abrir o placar. Nos acréscimos da primeira etapa, Harry Kane ainda marcou o seu primeiro gol nesse mundial. Com 2 a 0 no marcador, a Inglaterra controlou o jogo e ainda fez mais um no segundo tempo, Saka.

E Southgate, com um pouco de sorte, parece ter achado o time ideal com Henderson no meio, Foden, Saka e Kane no ataque. Diz que foi com um pouco de sorte, porque horas antes do jogo o preferido do treinador inglês, Sterling, teve que deixar o Catar para resolver problemas particulares em Londres. As notícias são de que sua casa foi assaltada com a esposa e os filhos sendo feitos de refém.

Inglaterra x França agora fazem pela primeira vez um jogo de mata-mata de Copa do Mundo e a Europa promete parar para ver essa disputa.


Logo mais, às 12h00 Japão e Croácia se enfrentam na primeira partida das oitavas-de-final dessa segunda-feira.

A Croácia já foi semifinalista em 1998 e finalista em 2018, mas pela primeira vez joga contra uma seleção asiática em mata-mata. Em 1998, a propósito, a Croácia e o Japão fizeram suas estreias em Copas do Mundo e se enfrentaram na fase de grupos, com vitória dos croatas.

Em 2018, o Japão também chegou às oitavas-de-final e depois de estar vencendo a Bélgica por 2 a 0 cedeu a virada em um gol de contra-ataque aos 94 min de jogo. Nesse ano o Japão parece estar mais maduro, não à toa ganhou da Alemanha e da Espanha depois de sair atrás no placar, e busca pela primeira vez ficar entre as oito melhores seleções.

Às 16h00 o Brasil joga contra a Coréia do Sul.

Neymar está recuperado e deve ir a campo para alegria de seu povo. Depois de atuações de melhor do mundo de Messi e, principalmente, de Mbappe, Neymar deve estar só o veneno para mostrar que também merece estar nessa discussão.

O camisa 10 volta até antes do que se imaginava e talvez não esteja 100%, mas os jogos contra Suíça e Camarões mostraram a sua importância para o time. E seria um risco segurá-lo ainda mais. Só joga as quartas-de-final quem ganha as oitavas-de-final.

O lateral-direito Danilo também está de volta e provavelmente jogará na lateral-esquerda, já que Alex Sandro não se recuperou e Alex Telles foi cortado. Militão deve seguir na direita.

A Coréia do Sul tenta novamente chega as quartas-de-final, espera-se que dessa vez sem a ajuda da arbitragem. Os tigres asiáticos (apelido da seleção sul-coreana que faz referência ao termo dado aos países asiáticos que no início dos anos 90 passaram por uma rápida industrialização e aceleração da economia) tentam mostrar que sua seleção não é de um homem Son (piada). É que o craque e dono do time, Heung-min Son, conta até com bons jogadores ao seu lado. Destaque para Cho Gue-Sung, que após fazer dois gols na primeira fase, foi de 20 mil para 2,3 milhões de seguidores no Instagram.

Até hoje a Coréia do Sul era a seleção que mais havia participado de Copas do Mundo sem nunca enfrentar o Brasil. Eram 11 participações.

Nas arquibancadas, a Coréia do Sul deve levantar vantagem sobre o Brasil. A torcida coreana é conhecida por fazer muita festa quando sua seleção joga.

Desde 2018, o Brasil também tenta organizar sua torcida pela seleção, o chamado Movimento Verde Amarelo, que na última semana tem sido alvo de diversos memes (único penta é o brasilzão). Não bastasse não serem tão bons com rimas, o perfil dos torcedores – como Flávio Gomes disse, uma mistura de Faria Lima e Jurere Internacional – virou motivo de piada. A ver também como será desempenho deles no jogo de logo mais.

Lucas Fernando é de Ariquemes/RO. Como é santista, até os 17 anos os únicos títulos que tinha comemorado foram os da Seleção Brasileira de Futebol em 94 e 2002. Talvez isso justifique sua paixão por Copas do Mundo. A cada 4 anos para quase tudo para acompanhar os jogos, inclusive aquele Tunísia e Panamá pela última rodada do Grupo do G da Copa de 2018.