26 anos: Farol serve o Pernil à Pururuca neste domingo

O município de Farol servirá o seu prato típico, o Pernil à Pururuca neste domingo (23) para 2 mil pessoas. A programação festiva, em comemoração aos 26 anos da cidade (celebrado no domingo), foi aberta nessa sexta-feira (21), às 20 horas com prova dos 3 tambores; rodeio profissional às 21 horas, e show com a Banda Marca Registrada, às 22 horas. O evento segue neste sábado (22) e domingo (23). Veja abaixo a programação completa.

Este ano, a festa de aniversário e a do prato típico foram unificadas pela administração municipal por contenção de gastos. Os convites para o almoço continuam à venda, a R$ 50,00 cada, com direito ao kit personalizado da festa. Em Campo Mourão, podem ser encontrados na Panificadora Fiorella Rádio Colmeia, Campo FM. Uma lei municipal permite que moradores da cidade paguem somente metade do valor do ingresso, ou seja, quem mora na cidade, poderá adquirir o mesmo por R$ 25,00.

A prefeita de Farol, Angela Kraus (PSDB), comentou que a festa do Pernil à Pururuca é um evento bastante tradicional que reúne pessoas de várias partes do estado e de outras regiões também. Temos certeza de que a festa será novamente um sucesso, falou. De acordo com organizadores, mais de 15 mil pessoas são esperadas para a programação.

Histórico

A colonização de Farol ocorreu a partir de 1938, por meio do pioneiro Silvério Quintino Ribeiro, na comunidade rural de Alto Boa Vista e em meados de 1942, quando chegaram à região, vindas do Sul do Estado, as famílias de Manoel Soares de Lima e Antonio Dutra. Os pioneiros derrubaram a mata onde hoje se localiza a sede municipal de Farol.

Em 1948 já existia um pequeno povoado, que ganhou o nome de Pinhalão D”Oeste, denominação efetivamente geográfica. Em 1955, a comunidade foi elevada à categoria de distrito de Campo Mourão, com a denominação de Farol. A origem do nome deve-se ao fato do cruzamento das estradas de Campo Mourão/Farol (Pinhalão D”Oeste), e Campo Mourão/Boa esperança (Barreirão)/Arapuá (Barreirinha)/Janiópolis (Pinhalzinho).

Contam os pioneiros que no entroncamento destes caminhos às margens do atual Rio Farol, existia uma placa de indicações dos principais rumos a tomar, como se fosse um farol para os navegantes se orientarem nas direções devidas, daí o nome Rio Farol, e depois Município de Farol.

Em 1989 foi constituída uma comissão pró-emancipação, presidida por Gentil de Lima Costa e, em 23 de junho de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a população aprovou a proposta de tornar o distrito em município. A data do plebiscito foi escolhida para marcar o aniversário, embora a lei estadual criando o município tenha sido aprovada em 25 de outubro. A instalação oficial ocorreu em 1º de janeiro de 1993.

Programação da festa

22 de junho (Sábado)

20 horas – Prova dos 3 Tambores

21 horas- Rodeio Profissional

22 horas – Show com Banda Via Som Brasil

23 de junho (Domingo)

12 horas – Almoço com Pernil à Pururuca

13h30 – Show com Ítalo Fernandes

20 horas – Prova dos 3 Tambores

21 horas – Final do Rodeio Profissional

22 horas – Show com Lucas Lucco