UTFPR instala sistema para estudo e utilização de energia solar

O câmpus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão instalou um sistema para geração de energia solar, que será objeto de pesquisa científica e também de utilização da energia pela instituição. O coordenador do projeto, professor Evandro Volpato, explica que o estudo visa demonstrar o rendimento comparativo de quatro tecnologias de placas solares.

Passamos por uma fase de fácil acesso de geração fotovoltaica com diversas empresas buscando explorar esse mercado. Na outra ponta, na área de pesquisa, vamos avaliar as tecnologias mais eficientes para fazer uso desse sistema, explica o professor.

Segundo o diretor do campus, Heron dos Santos Lima, o investimento é de R$ 12 milhões em cinco campi e faz parte do Projeto P&D Copel e DAELT – Departamento de Eletrotécnica da UTFPR. Os câmpus de Apucarana, Curitiba, Dois Vizinhos e Toledo também foram contemplados. Todas essas estações estarão sincronizadas através de um sistema de automação para coleta de dados. Tudo isso vai compor um banco de dados para estudos, ressalta o professor Volpato.

A estrutura montada no campus de Campo Mourão contém os módulos de avaliação dos sistemas fotovoltaicos e de uma estação solarimetrica padrão SONDA. Volpato explica que regiões com umidade elevada e temperatura média anual mais baixa são mais propícias para geração de energia solar. Aqui na nossa região ainda vamos verificar o que vai acontecer por termos alguns períodos de muita seca e muita poeira, explica. Ele ressalta que o estudo vai avaliar quanto tempo é necessário para fazer uma limpeza nas placas, bem como a reação em relação a temperaturas a que serão submetidas.

A partir desses estudos, será avaliada a possibilidade de ampliação do projeto, inclusive com instalação de placas no Ginásio de Esportes Belin Carolo, por exemplo. Além de reduzir a despesa com energia elétrica, vamos ter uma energia limpa e sustentável, que também faz parte da nossa proposta como instituição que forma o pensamento das novas gerações, enfatiza o diretor do campus, ao acrescentar que os estudos sobre o novo sistema devem começar no próximo semestre.