Ação faz plantio de 250 mudas frutíferas e recolhimento de lixo de rio

Uma ação ecológica envolvendo cerca de 70 pessoas de várias cidades da região e até de Curitiba fez o plantio de 250 mudas de árvores frutíferas e o recolhimento de lixos no rio Ribeirão da Lagoa, em Peabiru, onde é realizada a Trilha Caminhos de Peabiru, conhecida nacionalmente. A atividade foi realizada em parceria entre a prefeitura da cidade através da Secretaria de Meio Ambiente e grupo Família de Peabiru.

A ideia era plantar 250 mudas de árvores frutíferas no Ribeirão da Lagoa, onde acontece a trilha do Caminhos de Peabiru, que de certa forma gera um impacto ambiental no local. O objetivo foi recuperar este impacto e recolher também lixos do ambiente, falou o diretor de Cultura de Peabiru, Arleto Rocha, que coordenou a ação.

Segundo ele, foi recolhida uma grande quantidade de lixos como pneus, garrafas, entre outros. Já saímos da cidade recolhendo lixos infelizmente descartados irregularmente por alguns moradores, encontramos até uma televisão, falou. Rocha informou que as mudas frutíferas foram plantadas em um percurso de cerca de 10 quilômetros.

São várias espécies frutíferas nativas como abacate, mexerica, limão, laranja, jabuticaba, entre outras. Além disso, o grupo plantou uma muda de peroba, que é uma árvore de lei. Esperamos que daqui a alguns anos, os participantes da trilha já possam estar consumindo estas frutas, falou Rocha, ao comentar que o tempo de produção das mudas levará de 4 a 5 anos.

O coordenador comentou que após as mudas começarem a produzir frutos, irão atrair animais silvestres como pássaros, quatis, entre outros que irão procurar o local para se alimentar, que por sua vez irão disseminar as sementes contribuindo para o surgimento de novas mudas. Será uma reação em cadeia que vai ajudar na manutenção e recuperação do meio ambiente, falou.

Rocha acrescentou que as mudas foram adquiridas pelo município junto ao Instituto Ambiental do Paraná (Iap) em Campo Mourão, através de doações de agricultores e também da Codusa de Campo Mourão. Interessante que algumas pessoas também trouxeram sementes de frutas de casa, observou.

A ação reuniu moradores de Peabiru, Campo mourão, Maringá, Mamborê, Moreira Sales, e até Curitiba. Grande parte das pessoas é participante da trilha e outras estiveram no local pela primeira vez. Foi uma forma de retribuir ao meio ambiente o que a trilha tem proporcionado nos últimos anos e uma forma de minimizar a até acabar com os impactos, falou Rocha. Ele disse ainda que as mudas terão acompanhamento técnico até o seu desenvolvimento.