Campo Mourão tem juiz de concurso de cerveja artesanal

O hobby do servidor público Janderson Paulo Bonfim por cerveja artesanal chegou ao ponto de conquistar certificação para juiz de concurso do produto. Morador do Jardim Casali, em Campo Mourão, ele é o único juiz da cidade nessa modalidade. Sua primeira atuação foi neste sábado (13), no 1º Concurso de Cerveja Artesanal de Cianorte, onde ajudou a julgar mais de 65 amostras de vários estados brasileiros.

Janderson produz cerveja caseira desde 2013, mas ainda não colocou o produto no mercado. Para se tornar juiz, passou por uma avaliação do Beer Judge Certification Program (BJCP), um programa norte-americano que certifica juízes cervejeiros em todo o mundo para atuar em concursos de produtores caseiros e profissionais. Estudo cerveja desde 2013 e com isso você vai aprimorando conhecimentos. Então coloquei como meta passar nessa prova, cujo conteúdo é bem complexo, explicou Janderson, que em 2017 fez um curso de somelier de cerveja. 

Ele ressalta que o teste para juiz começa com prova teórica on-line. O conteúdo exigido baseia-se na guia de estilos do BJCP, que abrange desde temas relacionados à produção, análise sensorial, estilos de cerveja, serviço, como também sobre o próprio programa. Depois tem o exame prático de degustação, onde é preciso descrever desde a aparência, espuma, sensação na boca e sabor, explica, ao acrescentar que o estudo para a prova também exige conhecimento da língua inglesa.

Como juiz a tarefa é julgar amostras, tomando como base padrões de estilos pré-estabelecidos em uma guia, no intuito de alavancar o desenvolvimento do setor, auxiliando no aprimoramento da qualidade das cervejas apresentadas. Atualmente, segundo ele, existem pouco mais de 200 juízes de cerveja artesanal no país com essa certificação. É pouco para o tanto de concursos que tem, afirma Janderson, que está no nível inicial.

Apesar da exigência de muito conhecimento, juiz de cerveja não é remunerado. O BJCP é uma comunidade sem fins lucrativos e todos os concursos e provas têm taxa de inscrição para cobrir os custos. Quando viaja para participar de concursos, geralmente ganha hospedagem, alimentação e o custo do deslocamento, explica Janderson, que faz parte da Associação de Cervejeiros de Campo Mourão, formada por cerca de 90 produtores.

Mercado em expansão

A cerveja artesanal é um mercado em expansão no país. Atrás apenas dos Estados Unidos e da China, a produção já conta com mais de 800 cervejarias, segundo levantamento feito no ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A região Sul se destaca nesse cenário, com 45% da produção nacional e o Paraná é um dos destaques, com avanço anual na casa dos 20% ao ano desde 2011.

O processo de fabricação faz com que seja um pouco mais cara que as tradicionais. Colocar cerveja artesanal no mercado envolve uma série de fatores, desde tributação, além de ingredientes e todo o processo, que é focado na qualidade e não quantidade. A fabricação artesanal demora pelo menos o dobro do tempo que a industrial e a margem de lucro é bem pequena, explica Janderson.

Dados da Associação das Microcervejarias do Paraná apontam que o setor gera aproximadamente 500 empregos diretos e 2,5 mil indiretos. 
Considerada a capital nacional da cerveja artesanal, Curitiba (e região) concentra a maior produção brasileira, com 33 cervejarias e cerca de 400 mil litros mensais produzidos (segundo dados de outubro de 2018).