Fênix está com inscrições abertas para o 7º Rally Fluvial

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo, promovido pelo município de Fênix. O evento será realizado de 13 a 16 de novembro e as inscrições podem ser feitas até a véspera. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo do município, pelos telefones (44) 3272-1284 e 99948-9984 com Arlei. A taxa é de R$ 60,00 por pessoa, incluso refeições, duas camisetas e um chapéu.

Ter um barco de 4 a 6 metros, motor de 15 a 25 hp e formar uma equipe de 3 a 4 pessoas são os critérios para participar do rally. No ano passado 28 barcos participaram do percurso de quase 400 quilômetros pelo Rio Ivaí até o Rio Paraná. Pela repercussão do ano passado, este ano esperamos mais participantes, comentou Daniel Pereira Filho, um dos organizadores.

Além de limpeza do rio, mais uma vez o evento contará com soltura de peixes e plantio de árvores. É indispensável que as equipes levem tralhas para acampamento e se possível montar uma equipe de apoio terrestre, orienta Daniel. Outra orientação é que os participantes levem barracas, redes, cobertores, coletes salva vidas, bandeira do seu município ou empresa que está representando, caixa térmica com gelo, bebidas para 4 dias (a gosto), um galão de 20 litros, corda e facão.

O combustível para os barcos poderá ser adquirido no trajeto, já que uma empresa exclusiva fará o transporte e comercialização do produto a cada parada. Cada participante se responsabiliza pelo custo do combustível e óleo lubrificante. É de total responsabilidade do participante a documentação exigida tanto do barco como pessoais, os danos materiais e pessoais, bem como qualquer responsabilidade civil ou penal, acrescenta.

Realizado pela primeira vez em 1997, com oito barcos e 27 pessoas, o rally atrai equipes de diversas regiões do país. O percurso é o caminho inverso que os espanhóis fizeram no século 16, quando navegaram rio acima até chegar onde hoje está o município de Fênix, onde instalaram a Vila Rica do Espírito Santo, cujas ruínas ainda existem às margens do rio. Este ano o evento conta com apoio dos municípios de Tapira, Ivaté, Icaraíma, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná.

A essência deste evento será a oportunidade de oferecer aos participantes o lazer e a prestação de relevantes serviços em defesa da ecologia do meio ambiente, comenta Daniel, ao acrescentar que o rally tem caráter esportivo, turístico, histórico e ecológico.