Região

Juranda prepara o 3º Encontro Regional de Companhia de Santos Reis

Evento será no próximo domingo (18).
Durante o encontro, as companhias realizarão apresentações de toadas

O município de Juranda, por meio da secretaria municipal de Esportes, Cultura e Turismo em parceria com o grupo “Sol Nascente”, prepara para o próximo domingo (18) o 3º Encontro Regional de Companhia de Santos Reis.

Até o momento, 12 companhias de cidades da região já confirmaram presença no evento, somando mais de 260 participantes. O encontro será realizado na Casa da Cultura de Juranda, sendo oferecido café da manhã e almoço aos participantes.

“O encontro tem como objeto reunir as companhias e fazer a divulgação da cultura de Santos Reis para não deixar a tradição morrer”, explicou um dos coordenadores do evento, Marcos Camargo. Durante o domingo, as companhias realizarão apresentações de toadas.

Camargo informou que estão confirmadas companhias de Farol, Paraná do Oeste (Moreira Sales), Goioerê, Ubiratã, Campina da Lagoa, Juranda, Maringá, Anahy, e Lunardelli. “Durante esta semana esperamos que mais companhias confirmem presença”, disse.

A tradição de Santos Reis resiste ao tempo em Juranda. Atualmente o município conta com duas companhias, “Estrela Guia”, da comunidade Rio Verde e a “Sol Nascente”. A valorização pela cultura levou a cidade a aprovar lei municipal que declara suas duas companhias de Santos Reis como Patrimônio Imaterial do Município. No Brasil, apenas cinco cidades têm leis que conferem este status à cultura.

Camargo avaliou que na região da Comcam a tradição ainda se mantém com várias cidades mantendo um total de 10 companhias. “Esta cultura ainda vem sendo mantida, em alguns casos, graças ao apoio do poder público. Em Juranda, por exemplo, a prefeitura oferece transporte em caso de necessidade de deslocamentos mais longos das nossas companhias”, disse Camargo.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma das festas mais populares do Brasil de caráter religioso e cultural. É tradicionalmente realizada entre Natal e o dia 6 de janeiro. Grupos religiosos de cantores e músicos trajando roupas coloridas percorrem as ruas, estradas e carreadores entoando cânticos que relembram a viagem dos três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao Menino Jesus recém-nascido. Na região a Festa de Reis está restrita a algumas comunidades, que ainda mantêm a tradição religiosa.