TJ-PR deverá construir usina de energia solar em Campo Mourão

O Tribunal de Justiça do Paraná deverá construir em Campo Mourão uma usina fotovoltaica, voltada a produzir energia solar para consumo de todos os fóruns das comarcas do Estado. Ao saber do interesse do TJ, lideranças políticas da cidade foram a Curitiba e ofereceram três áreas para viabilizar o investimento. Na semana passada, o presidente do TJ, Adalberto Xisto Pereira, telefonou para o prefeito Tauillo Tezelli para informar que Campo Mourão foi escolhido.

O interesse do Tribunal foi descoberto por acaso pelo juiz diretor do Fórum de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior. Estávamos no Tribunal e ouvimos sobre tratativas de construir uma usina para produção de energia em Paranavaí, onde já está em construção uma usina para atender o TRE. Aí comentamos com o presidente sobre a possibilidade de fazer em Campo Mourão e ele nos disse que era necessário o município ter um terreno próximo de uma subestação da Copel, informou o juiz. 

Quando voltou a Campo Mourão, o magistrado conversou com o prefeito e lideranças do município sobre o assunto e três áreas foram disponibilizadas para avaliação do TJ. Fizemos um projeto, reunimos nossas lideranças políticas e fomos ao Tribunal manifestar nosso interesse. Eles então vieram conhecer as áreas e agora o presidente me ligou dizendo que escolheu Campo Mourão, disse o prefeito Tauillo.

Segundo o prefeito, a previsão de investimento do TJ na construção da usina é de R$ 50 milhões. Além de gerar ICMS para a cidade, é um investimento que com certeza vai fortalecer o desenvolvimento de Campo Mourão, observou o prefeito, ao acrescentar que ainda não sabe qual das três áreas oferecidas foi escolhida pelo TJ.

A produção de energia solar da usina vai para a rede da Copel e com isso em 6 ou 7 anos o Poder Judiciário do Estado não terá mais custo com energia, sem contar que trata-se de uma fonte de energia limpa e sustentável, explicou o diretor do Fórum. A energia repassada à Copel é abatida do consumo do TJ, tornando a instituição praticamente autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica. 

No mapa solar elaborado pela Copel em parceria com o Simepar, Campo Mourão está entre as cidades com alta incidência de raios solares durante o ano no Paraná, apropriado para a geração de energia a partir do sol. O mapa permite à Copel identificar os focos potenciais de negócios em geração fotovoltaica para a viabilidade da instalação de um sistema como esse.

Usina

A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande porte, construída, em sua maioria, sobre o solo. Uma usina conta com centenas de milhares de módulos fotovoltaicos, por isso o terreno deve ser de grande dimensão.

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua. Um inversor vai transformá-la em corrente alternada. Como existe a necessidade de uma tensão maior para a transmissão de energia, é necessário o uso de transformadores. A energia produzida é distribuída pela rede da Copel.