Caos nas estradas continua, e filas entre Curitiba e o Litoral chegam a 34 km

A vida dos motoristas que optaram por descer ao Litoral do Paraná e de Santa Catarina neste final de ano não está nada fácil. Com problemas em praticamente todas as rodovias que levam ao Litoral, as viagens, que antes eram feitas em pouco mais de uma hora, agora levam seis, sete, até oito horas para terminar. Ontem, por exemplo, que encarou a descida ao Litoral pela BR-376 teve pela frente 34 km de fila no início da tarde.

A situação não é muito diferente na BR-277, também recentemente atingida por deslizamentos de terra que causaram múltiplos bloqueios em pontos da via. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a fila da rodovia na altura da Serra do Mar era de 14 quilômetros no início da tarde.

A viagem entre Curitiba e Paranaguá, que em situação normal leva menos de uma hora, está durando até duas horas e meia. Entre Curitiba e Joinville, pela BR-376, o tempo de viagem ؘ– uma hora e meia em situação normal – estava estimada ontem em até duas horas e meia.

Entre Curitiba e Morretes, trecho tradicionalmente feito pela Estrada da Graciosa, o tempo de viagem aumentou de uma para quatro horas, devido aos bloqueios e ao sistema pare-e-siga implantado pelo DER para permitir o tráfego na estrada, também atingida por deslizamentos e quedas de barreiras recentemente.