Ganhando o Mundo: mais 200 alunos embarcarão para a Austrália neste mês
O mês de julho marca uma nova etapa para os estudantes da rede estadual de ensino contemplados pelo programa Ganhando o Mundo. A partir de segunda-feira (7) e até o dia 14, um grupo de 200 alunos embarca rumo à Austrália, onde permanecerá por cinco meses, com retorno previsto para dezembro. Os estudantes vão frequentar escolas públicas locais, morar com famílias anfitriãs e vivenciar uma imersão completa na cultura australiana.
Com esse embarque, o Governo do Estado avança na edição 2025 do programa. Ainda restam grupos a serem enviados ao Exterior: 150 estudantes que vão para o Reino Unido (com embarque previsto para agosto), 75 para a Irlanda e 100 selecionados para o Ganhando o Mundo Agrícola, que seguem para o intercâmbio nos Estados Unidos, em setembro. Ao final desses embarques, a edição 2025 terá alcançado a marca de 1.300 estudantes da rede estadual enviados para experiências internacionais de aprendizagem.
Iniciativa do Governo do Paraná, desenvolvida pela Secretaria da Educação, o programa proporciona aos alunos da rede pública aprendizado cultural e acadêmico, aprimoramento do idioma inglês e desenvolvimento de autonomia, além de formar uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas da rede pública estadual.
“Estamos muito orgulhosos com mais uma edição do Ganhando o Mundo, que continua transformando a vida dos nossos estudantes e ampliando os horizontes da educação pública do Paraná”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “O Ganhando o Mundo é mais do que um intercâmbio: é uma política pública estruturante que fortalece a formação acadêmica, a autonomia e a visão de mundo dos alunos”.
2026
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nessa quarta-feira (2) o Edital nº 61/2025, que convoca os 589 primeiros estudantes classificados no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo 2026. A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense – dez cidades não tiveram representação –, com pontuação e status dentro da classificação geral, e 200 beneficiários do Bolsa Família. O Edital nº 60/2025 também relaciona os cerca de 7 mil alunos que estão fazendo parte do processo.
Nesta edição, o programa levará 2 mil alunos da rede estadual de ensino para estudarem, por um semestre letivo, em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas convocações contemplam as vagas proporcionais aos municípios e eventuais vagas remanescentes.
Ganhando o Mundo
Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pela iniciativa, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.