No ‘Maio Laranja’, Nova Esperança promove ações de conscientização

A prefeitura de Nova Esperança, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou diversas ações referentes à campanha “Maio Laranja”, que tem como objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação incluiu diversas ações educativas do último dia 12 ao dia 18, a chamada semana de conscientização.

A abertura oficial da campanha foi realizada no dia 12. Contou com a presença de profissionais da saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares, representantes do poder executivo, legislativo e judiciário.

Durante a abertura, foram apresentados dados alarmantes sobre o aumento de casos, além do alerta de que, em muitos deles, há pessoas próximas que têm conhecimento e não denunciam.

Na ocasião, o Poder Judiciário reforçou que o canal “Disque 100” é anônimo e seguro, podendo ser utilizado por qualquer cidadão que suspeite ou tenha conhecimento de situações de abuso. “Ficar em silêncio é permitir que mais crianças sofram”, destacou uma das autoridades presentes.

Ao longo da semana, diversas atividades foram realizadas em parceria com as escolas municipais e estaduais. Foram promovidas palestras, apresentações teatrais e ações de conscientização como o “adesivaço” com o número do Disque Denúncia, reforçando a necessidade de vigilância e responsabilidade coletiva.

O encerramento da semana aconteceu no domingo, 18 de maio – data nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – com a realização da 6ª Corrida Faça Bonito. A prova, de 5 quilômetros, reuniu atletas e simpatizantes da causa. Veja no final desta reportagem os vencedores da prova. Antes da largada, às 8 horas, foram repassadas orientações sobre como identificar sinais de abuso e a forma correta de acolher e proteger a criança ou adolescente em risco.
Denuncie
O Maio Laranja é um chamado à responsabilidade de todos. Abuso sexual é crime silencioso, muitas vezes cometido por pessoas próximas à vítima. Por isso, observar mudanças de comportamento em crianças e adolescentes, conversar e acolher são atitudes fundamentais. Denunciar é um ato de amor e proteção. Utilize o “Disque 100” de forma anônima e ajude a romper o ciclo da violência. Proteger a infância é dever de todos.

Ganhadores – Categoria Geral Masculino
1º Lugar – Carlos Henrique de Souza Henrique
2º Lugar – Rodrigo Alves
3º Lugar – Abidiel Martins

Ganhadoras – Categoria Geral Feminino
1º Lugar – Simoniely Lilian Kovalczuk
2º Lugar – Rozelene Rodrigues Padilha
3º Lugar – Kerolen Fernanda