Qualificação Paraná: inscrições indeferidas podem ser refeitas até dia 11; região tem 340 bolsas

Artistas e produtores culturais que tiveram a inscrição indeferida para o Programa Bolsa Qualificação Cultural por causa da apresentação incompleta da documentação poderão refazer a inscrição até a próxima segunda-feira (11). O programa destinará 12 mil bolsas para profissionais da área afetados pela pandemia da Covid-19. Cada contemplado receberá R$ 3 mil, divididos em três parcelas de R$ 1 mil. Para tanto, deverão acompanhar as aulas de qualificação em políticas públicas de incentivo à Cultura e referentes às suas áreas de atuação, através de cursos de extensão pela internet.

O programa é da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura com recursos da Lei Aldir Blanc. A inscrição deve ser efetivada de forma online pelos links: https://u.uepg.br/bolsacultura ou https://inscricoes.apps.uepg.br/. Na região da Comcam estão sendo oferecidas 340 vagas para 24 municípios. Só para Campo Campo Mourão são 97 bolsas.

A lista das inscrições deferidas e indeferidas foi divulgada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na quarta-feira (6). As inscrições deferidas serão homologadas após submissão no sistema Dataprev, como prevê o edital. O resultado final após recursos dos aprovados será publicado no Diário Oficial do Estado, e nas páginas da UEPG e da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura no dia 18 de deste mês.

Os recursos para o programa foram viabilizados pela Lei federal Aldir Blanc 2021. O curso tem duração de 120 horas dividido em três módulos de 40 horas cada. Paralelamente, os contemplados devem participar obrigatoriamente das aulas ofertadas através de uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG na modalidade de ensino à distância (EaD). A distribuição das vagas é proporcional à população de cada região e cidade.

Segundo a organização estadual do programa o objetivo é a formação e capacitação dos facilitadores que muitas vezes existem as fontes oficiais de recursos e não são acessados por falta de conhecimento técnico e dos interessados não possuírem condições de lidar com a formatação e requisição da verba conforme requisição dos editais. Os conteúdos foram divididos entre Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro e Técnicos que atuam na cadeia.

A lista de inscrições deferidas e indeferidas pode ser acessada no link (https://inscricoes.apps.uepg.br/).