Visita da diretoria da Fiep ao Show Rural Coopavel reforça integração entre agro e indústria

Pela primeira vez em 36 edições, a diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou, nesta quarta-feira (7), uma visita oficial ao Show Rural Coopavel, uma das principais feiras de tecnologia e insumos agrícolas do país, que acontece nesta semana, em Cascavel. O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que a integração entre indústria e agricultura, demonstrada no evento, é fundamental para impulsionar os dois segmentos no Estado.

Confira a galeria de fotos da visita

Nesta 36ª edição, o Show Rural recebe 600 expositores, incluindo inúmeras indústrias, que produzem equipamentos e desenvolvem soluções utilizadas para aumentar a produtividade no campo. A expectativa de público para os cinco dias de evento – de 5 a 9 de fevereiro – é de 300 mil pessoas, com previsão de serem gerados negócios na ordem de R$ 5,5 bilhões.

✅ CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

Quando começou o Show Rural, que era um Dia de Campo, o evento buscava melhorar a produtividade do agricultor. Mas, ao longo do tempo, a somatória de tecnologias e a busca da produtividade vinculada à industrialização, fez do Paraná essa potência que é quando se fala da indústria do agronegócio”, disse Vasconcelos.

Em edições anteriores, a Fiep já foi representada por ex-presidentes e por alguns integrantes da diretoria da região. Neste ano, toda a diretoria fez questão de conhecer o evento, atendendo a uma das prioridades da atual gestão, que é aproximar a Federação das diferentes regiões do Estado. “Precisamos estar cada vez mais próximos e trazer também o olhar da indústria para o agro”, completou o presidente da Fiep.

O grupo foi recebido por autoridades e lideranças locais, que destacaram a importância da participação da Fiep e da indústria no evento. “O Show Rural é a máxima expressão do nosso DNA”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. O que nós somos está aqui, é o que a gente vê. A nossa matriz, que no Paraná é agrícola, é que abastece a cadeia produtiva do comércio e da indústria. E é muito importante termos neste Show Rural a presença da Fiep, com um presidente da nossa região”, acrescentou.

Para Jeomar Trivilin, diretor vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Coopavel, organizadora do Show Rural, a visita da diretoria enaltece ainda mais a relevância do evento para a economia do Paraná. “Receber toda a diretoria da Federação, para nós, é um orgulho muito grande. A Fiep, que é da área industrial, vem agregar valores para todos os nossos associados e para todos os paranaenses”, declarou.

Grupo foi recebido por diretores da Coopavel, cooperativa que organiza o evento

Força da indústria e do interior

Para integrantes da diretoria da Fiep que visitaram o Show Rural, o evento mostrou como as inovações e tecnologias desenvolvidas pela indústria contribuem para o desempenho do agronegócio. Mais do que isso, a visita foi importante para reforçar o compromisso da atual gestão de se aproximar das diferentes regiões do Estado, para conhecer de perto a realidade industrial e econômica local.

“É um evento diferenciado, que traz a tecnologia e os avanços da indústria”, disse o vice-presidente João Alberto Soares de Andrade, que é de Cascavel. “O Show Rural se transformou em um evento do Paraná, do Brasil e, hoje, é internacional. Nós somos um estado de vocação agrícola, e esse processo de transformação (da produção agrícola) é muito importante”, acrescentou.

Para a vice-presidente Célia Oliveira Souza Catussi, o evento foi uma surpresa positiva. “A iniciativa do presidente da Fiep de trazer toda a sua equipe para ver o agronegócio junto com a indústria foi muito produtiva. Essa conexão faz muito sentido”, disse.

Marcus Vinícius Gimenes, também vice-presidente, disse que eventos como o Show Rural mostram a força da economia do interior do Paraná.

Foi a primeira vez que vim ao Show Rural. Foi uma grata surpresa conhecer a pujança da região de Cascavel, com suas cooperativas e as tecnologias que são difundidas aqui. É muito bonito ver que o interior do Paraná tem essa possibilidade de mudar seu cenário e ter relevância no cenário nacional”, declarou.

O vice-presidente Edgar Behne também ressaltou a importância de a Fiep estar mais próxima da realidade do interior do Estado. “É uma experiência diferente dentro da diretoria da Fiep, que é participar de um evento e trazer toda a diretoria para o interior do Paraná. Sentimos um engajamento de todos os nossos diretores”, afirmou. “Fiquei bastante surpreso porque o evento é bem diversificado e está totalmente conectado com a indústria”, completou.

Já o diretor Olcimar Tramontini também destacou a importância da conexão entre o agro e a indústria. “Essa visita é muito importante para toda a diretoria da Fiep, inclusive para conhecer melhor a força do agronegócio, que automaticamente puxa a indústria. Quase todas as máquinas que estão aqui expostas são produzidas pela indústria paranaense e nacional”, ressaltou.

Entre os integrantes da diretoria da Fiep, estavam inclusive empresários cujas indústrias são expositoras do Show Rural. É o caso do diretor Fernando Mizote, sócio da Pro Solus, empresa de Campo Mourão que fabrica equipamentos de precisão usados principalmente no plantio e na pulverização de lavouras. “O Show Rural é onde geralmente são apresentados os lançamentos e as principais novidades, uma feira bastante relevante no cenário nacional”, disse Mizote. “Também é legal para a gente poder alinhar as políticas de apoio da Fiep para esse setor, que envolvem diversas cadeias industriais”, completou.