Advogado de Regina diz que ela não tem ‘capacidade psíquica’

Pedro Ricardo Camargo, advogado de defesa de Regina dos Santos, presa em flagrante pela morte do próprio bebê, de três dias, no início da semana, argumentou hoje que foi “provocado” a falar sobre o caso. Principalmente, em virtude dos novos acontecimentos em que a sua cliente é acusada: matar não só um, mas outros dois filhos, em 2013 e 2016. Veja os vídeos do advogado no final da matéria.

Ele conta que participou do depoimento de Regina, quando ela teria “supostamente”, confessado os outros dois crimes. “Ocorre que Regina não tem capacidade física e nem psíquica para afirmar ou confessar qualquer prática de crime. Sendo assim, hoje mesmo a defesa entrará com protocolo ao judiciário com pedido de intervenção médica em favor dela. Para que possa ser submetida a um médico que possa atestar sua saúde mental”. Pedro também enfatiza que nem ele tem o “poder” de influenciar as decisões tomadas por ela. “Se eu tivesse, a orientaria a permanecer em silêncio”, disse.

Regina foi presa em flagrante na última segunda-feira, em Araruna, após ter confessado e mostrado o corpo do bebê, dentro de sua casa. Não bastasse chocar toda a cidade com a atitude, quatro dias depois, a equipe da delegada Karoliny Neves, de Peabiru, descobriu outras duas gestações, em 2013 e 2016, em hospitais de Cianorte.

Com os prontuários médicos em mãos, a polícia a questionou onde estariam as duas crianças. Momento em que afirmou ter as matado, da mesma forma como agiu na última semana. Agora detida na cadeia de Campo Mourão, ela ainda não revelou quais os motivos que a levaram a cometer os três homicídios.

Uma mulher aparentemente normal

Regina sempre foi apontada como uma mulher extremamente normal. Trabalhou durante toda a vida, tinha amizades, vida social. Uma pessoa que falava muito em Deus. Há anos se separou do primeiro marido, com quem teve dois filhos, de 17 e 19 anos. E tudo fluia bem. O que ninguém sabia é que a mesma conseguiu disfarçar três gestações completas, enganando a todos à sua volta. A principal dúvida, no entanto é: se ela não queria as gestações, porque então não se precaveu, com métodos anticonceptivos.

Em suas redes sociais Regina também se mostra uma pessoa equilibrada. Em uma postagem, de dezembro de 2020, ela diz: “Atenção, neste fim de semana tem missa no centro catequético. Vamos celebrar”. Em outra, de agosto de 2023, ela postou uma foto da filha mais velha e disse: “Coisa mais linda da minha vida. Feliz aniversário filha. Te amo tanto, tanto, tanto. Eu agradeço e louvo a Deus todos os dias por ter me dado a filha mais perfeita e maravilhosa desse mundo”.

Já numa outra postagem de fevereiro de 2021 ela escreveu: “Ahhh o tempo. Era uma vez duas crianças”. E noutra, abril de 2021, fez referência aos seus 39 anos: “Que esse meu novo ciclo seja carregado de boas notícias, gente do bem, sorrisos sinceros, energias positivas e bençãos infinitas”. Mas o seu ciclo, aparentemente, deu tudo errado. Regina segue presa.

Veja os vídeos da defesa: