Polícia Ambiental apreende mais de 100 pássaros silvestres na Operação “Liberdade”

A Polícia Ambiental apreendeu uma grande quantidade de pássaros silvestres nos municípios de Fênix e Quinta do Sol, no âmbito da Operação “Liberdade”. Os policiais fiscalizaram várias residências de criadores amadores nestas cidades, encontrando mais de 100 aves em situação irregular.

Durante a operação, foram lavrados 15 autos de infração ambiental por manutenção de aves silvestres em cativeiro sem autorização e por deixar de manter plantel de aves atualizado no Sistema de Cadastro do Criador gerenciado pelo órgão Ambiental, conforme determina o decreto federal 6.514/2008.

Os policiais apreenderam 114 aves nativas, como trinca ferro, coleirinha, sabiá, bicudo, tico-tico, pássaro preto, cardeal, bico de pimenta, canário terra, entre outras, que são muito apreciadas pelos criadores pela beleza do canto. Algumas aves que estavam domesticadas e anilhadas foram deixadas com os criadores como fiel depositário. As demais foram encaminhadas ao Instituto Água e Terra para avaliação e soltura em seu habitat natural.

Além das autuações administrativas, os infratores responderão criminalmente conforme artigo 29 da Lei Federal de Crimes Ambientais. O nome da operação foi escolhido em razão da possibilidade de devolver à liberdade, as aves nativas capturadas ilegalmente na natureza.