Polícia Civil apreendeu quase 13 toneladas de drogas em 4 anos na região

Transferido da cidade de Cianorte para comandar a 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão no início de 2019, o delegado chefe do município, Nilson Rodrigues da Silva, coordenou ações policiais de combate ao crime que já resultaram na apreensão de quase 13 toneladas de drogas na área de abrangência da SDP, que inclui 18 municípios. Veja abaixo a relação das cidades. Para ser exato, foram retirados de circulação, nos 4 anos de gestão do delegado, 12.550 quilos de entorpecentes, entre maconha, crack, cocaína e haxixe. Um grande prejuízo ao crime organizado.

Além disso, foram apreendidas ainda uma grande quantidade de outras drogas ilícitas como ecstasy; LSD; metanfetamina; lança perfume, além de plantas de maconha, ou seja, a droga in natura. Quando assumiu a delegacia policial ainda em 2019, em coletiva à imprensa, Silva já havia informado que um dos focos dos seus trabalhos seria a forte repressão ao crime, que acarreta em outros tipos de delitos. “Para sustentar o vício o usuário vai ter que tirar dinheiro de algum lugar. É aí que pratica roubos, furtos, entre outros crimes que podem até acabar em morte”, disse na época à imprensa.

Números

Conforme o balanço repassado pela 16º SDP nesta terça-feira (20), à imprensa, chama atenção o grande volume de maconha apreendida na Comarca. No período, foram retirados de circulação 12.269,53 quilos da droga. Um ‘furo’ dos grandes ao tráfico.

De janeiro de 2019 a dezembro de 2022 foram apreendidos ainda pela Polícia Civil: 192,78 quilos de cocaína; 84,58 de crack, 40,2 quilos de haxixe; 1.606 comprimidos de ecstasy; 667 pontos de LSD; 64 gramas de metanfetamina; 41 pés de maconha in natura; e 82 frascos de lança perfume.

“Desde que assumimos a direção da 16ª SDP nos empenhamos junto às nossas equipes policiais na elucidação de delitos ocorridos na Comarca”, destacou. O delegado afirmou que as ações são planejadas considerando também o gerenciamento de recursos, escassos à polícia. “Diuturnamente buscamos otimizar nossos métodos investigativos e administrativos, tudo para alcançar melhores resultados, contribuindo para a preservação da ordem e segurança pública”, ressaltou.

Silva fez uma avaliação positiva das ações policiais. Elogiou o emprenho dos agentes, que segundo ele, não ‘têm medido esforços’ para colocar criminosos atrás das grades. “A persistente atuação conjunta das forças policiais trás esse importante resultado para a comunidade local. Tirar de circulação estes entorpecentes é essencial para a construção de uma sociedade mais saudável e segura”, afirmou, lembrando também a importância da parceria com a Polícia Militar no combate ao crime.

O próprio delegado se disse impressionado com a grande quantidade de drogas apreendidas em um tempo relativamente curto. “Os impressionantes números expõem apenas uma fração do todo que a Polícia Civil desenvolve em nossa região, mas demonstra a excelência nos trabalhos desempenhados pela equipe da 16ª Subdivisão Policial”, acrescentou.

Atuação

A 16ª SDP abrange as cidades de Altamira do Paraná; Araruna; Boa Esperança; Campina da Lagoa; Campo Mourão (sede); Farol; Iretama; Janiópolis; Juranda; Luiziana; Mamborê; Moreira Sales; Nova Cantu; Peabiru; Quarto Centenário; Rancho Alegre D’Oeste; Roncador; e Ubiratã.