Ciclista que pedalou até Aparecida do Norte já arrecadou mais de uma tonelada de alimentos

Graças ao esforço do ciclista José Beletato, 44, morador de Boa Esperança, e a solidariedade da população, sua pedalada até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), já foram arrecadados 1.160 quilos de alimentos até o momento, como arroz, feijão, óleo de soja, farinhas, macarrão, bolachas, açúcar, refrigerantes, sal, entre outros. As doações ainda podem ser feitas. Veja abaixo os pontos de arrecadação.

Sua missão, com o longo pedal, era arrecadar comida às famílias carentes de Janiópolis, sua cidade natal. A meta era conseguir um quilo de alimento por quilômetro pedalado, totalizando 1 mil quilos. Meta já ultrapassada. As informações são do site “Alô Janiópolis”.

Beletato disse que está bastante feliz com as doações e ‘orações durante o trajeto’. Foram seis dias de pedal com sua Monark, anos 80. “Foram dias de muito sofrimento, enfrentando muito calor, sol, chuva e outras dificuldades, como por exemplo, pneu furado. Mas valeu a pena. Me sinto realizado”, frisou o ciclista, que agora está se organizando para fazer as entregas de cestas de alimentos para as famílias que mais necessitam.

Ele lembrou que os interessados ainda podem continuar doando. Em Janiópolis os pontos são: Supermercados Coelho e Paschoal e Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Há locais de coleta também em Arapuan, nos mercados Aparecida e Arapuan; em Boa Esperança, nos mercados: Marina, Tizil e Zanin.

Em Campo Mourão a população também pode contribuir com a campanha, entregando alimentos na PC Adventure. Há ainda ponto de coleta em Goioerê, na Dias Bike e Renato Bicicletas.

A viagem

Beletado partiu do distrito de Arapuan, pertencente ao município de Janiópolis, no dia 8 de dezembro. Chegou em Aparecida do Norte no dia 13 com sua Monark raiz, modelo 1980. Foram cerca de 1 mil quilômetros. Ele retornou de Aparecida para Campo Mourão de ônibus e terminou o trajeto pedalando até Arapuan. Em Boa Esperança foi recepcionado por um grupo de amigos do pedal e seguiu para Arapuan.

Várias pessoas se solidarizaram com a iniciativa de Beletato e fizeram doações de alimentos e também em dinheiro via pix. O jogador da Ponte Preta, Élvis Araújo, também nascido em Janiópolis foi um dos que ficou sensibilizado e doou uma quantia em dinheiro. “Mas foram muitos outros doadores, na sua maioria anônimos. Eu só tenho a agradecer a todos pelo gesto de solidariedade”, disse o aventureiro solidário, ao lembrar que teve apoio também de patrocinadores para custear as despesas com alimentação e hospedagem durante o trajeto a Aparecida.