Cida destaca oportunidades de parcerias em palestra sobre missão ao Japão 

A pedido do consulado do Japão, a ex-governadora do Paraná e embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF), Cida Borghetti, palestrou na noite dessa terça-feira (17), em Curitiba, sobre a experiência que teve durante intercâmbio Brasil-Japão, em fevereiro deste ano, a convite do governo japonês. O evento faz parte de uma série de encontros organizados pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior do Paraná, que tem a intenção de disseminar a cultura e os valores japoneses.

“Tive o prazer de participar deste intercâmbio e conhecer um pouco mais sobre os aspectos da milenar história do país. Aprendi detalhes sobre a cultura, os territórios e a formação da nação.  Uma experiência única, que garante o fortalecimento contínuo das relações entre o Japão e o Paraná”, disse Cida.

A ex-governadora cumpriu nove dias de missão e participou de agendas econômicas, culturais, sociais e políticas, visitas a autoridades e reuniões com empresários pelas cidades de Tóquio, Kyoto, Kobe, Nishinomiya, Osaka, Kakogawa e Himeji. Todos os anos o Governo do Japão identifica uma liderança na América do Sul e a convida para visitar o país.

“Convidamos autoridades brasileiras com o objetivo de apresentar as tradições do Japão e a gestão política da Ásia. Cida visitou o país a convite do governo e agora vem apresentar suas experiências e impressões”, destacou o cônsul geral adjunto do Japão em Curitiba, Kazuu Wakaeda.

Cida participou do Programa “Construindo um Network Multicamada de Experts pelo Japão”.  “Agradeço ao apoio concedido pelo Governo do Japão, o consulado em Curitiba e a imensa hospitalidade do povo japonês. Por onde passei, recebi ensinamentos, atenção e carinho. Lembranças que, com certeza, carregarei dentro do meu coração”, disse ela. O evento também contou com a palestra do professor Felipe Hayashi, participante do Programa “Reunião de Líderes Nikkeis da Próxima Geração”.

OPORTUNIDADES 
A ex-governadora relatou grandes oportunidades de gestão identificadas durante a missão, que segundo ela podem ser replicadas com sucesso em instituições paranaenses. “Retornei do Japão com sugestões de projetos e de novas parcerias para os setores público e privado, principalmente nas áreas de saúde, agricultura, segurança e tecnologia. E mais do que isso, com a disposição em continuar ajudando”.

Uma das oportunidades identificadas e apresentadas pela ex-governadora foi a expertise do corpo técnico e administrativo do Hospital Público para Crianças de Hyogo. A estrutura possui atendimento de excelência, principalmente para a primeira infância. 

Outra boa experiência, foram as reuniões produtivas com o governador de Hyogo, Toshizo Ido, e com os prefeitos de Nishinomiya, Toshiro Ishii, cidade irmã de Londrina e de Kakogawa, Yasuhiro Okada, cidade irmã de Maringá.  

“Há um grande rol de oportunidades para avançarmos nas relações econômicas, sociais, educacionais e culturais. Tenho a confiança de que podemos unir esforços de entidades governamentais e privadas com o objetivo de reforçar os nossos laços”, afirmou a ex-governadora.

As visitas às  instalações da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Mitsubishi Eletric, também mereceram destaque na apresentação. “Fiquei encantada com as exposições sobre pesquisas, soluções e inovações em infraestrutura e energias renováveis retratam a incrível capacidade do povo japonês de desenvolver novas tecnologias para o bem da humanidade”, disse.

As agendas também se estenderam a duas sedes da multinacional Sysmex, que produz materiais para laboratórios clínicos e exames em uma unidade instalada na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Audiência com o embaixador Eduardo Saboia e visitas à patrimônios históricos e culturais foram também relatadas.