Juiz que já atuou em Campo Mourão é empossado como conselheiro do CNJ

O desembargador do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, foi empossado na manhã desta terça-feira (5) como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2019-2021. Keppen, já atuou em Campo Mourão como professor universitário e juiz de direito. Como professor, ele aprovado em concurso público de provas e títulos, da Faculdade Estadual de Campo Mourão – atualmente Unespar-, atuando até maio de 1995, nas disciplinas de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito.  O desembargador foi empossado pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O Conselho Nacional de Justiça é o órgão administrativo máximo da Justiça brasileira. Ele é responsável por analisar questões relativas à carreira de magistrados e servidores e atos administrativos de qualquer órgão do Poder Judiciário. Também fiscaliza a atividade dos Tribunais brasileiros, realizando inspeções e correições regularmente. Atua, ainda, na coordenação em âmbito nacional de projetos para a melhoria dos indicadores e garantia de boas práticas no Poder Judiciário.

Entre as autoridades, participaram da solenidade de posse o deputado federal de Campo Mourão Rubens Bueno (Cidadania). O parlamentar comentou em entrevista à TRIBUNA a atuação de Keppen  em Campo Mourão e destacou a importância de sua posse para o cargo para a cidade. 

“É um orgulho muito grande para Campo Mourão o doutor Keppen como conselheiro do CNJ. Ele foi juiz e professor universitário, teve uma presença marcante e muito estreita em Campo Mourão. Tanto é verdade que na posse isso foi mencionado pelo ministro Toffoli a sua passagem como professor e juiz em Campo Mourão, terra do prefeito Rubens Bueno. Ele [Toffoli] elogiou muito Campo Mourão”, comentou Bueno. 

O parlamentar ressaltou que o CNJ é o órgão de controle do Poder Judiciário do Brasil. “Então veja a importância disso para Campo Mourão, ter um conselheiro que já passou pela cidade que possa julgar juízes e tudo que diz respeito ao poder judiciário. Para nós isso é importante na medida que temos Campo Mourão em destaque no momento de uma posse tão solene e tão importante como esta do CNJ”, acrescentou o deputado. 

Keppen concorreu à indicação com outros 22 magistrados de tribunais de Justiça de todo o país, que submeteram os seus nomes e currículos à apreciação dos ministros do STF. Sua indicação foi aprovada pelo Senado Federal por 52 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.

“Em um país que tem mais de 90 milhões de processos correndo na justiça, há a necessidade de nós enfrentarmos essa situação. Nada melhor do que nós termos alternativas à resolução tradicional e por isso me empenharei ao máximo para que os esforços no sentido da mediação, da conciliação e desse sistema de múltiplas portas na justiça possa vir a ser implantado”, declarou Keppen à Agência Senado. 

Tomasi Keppen nasceu em 24 de março de 1961, em União da Vitória, no sudeste do Paraná. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais – PUC/PR, em 1986, e é Mestre em Direito das Relações Sociais – UFPR desde 1999.

O magistrado foi criador e coordenador do Projeto de Resolução alternativa de Conflitos do Juizado Especial de Curitiba, nos anos de 2001 e 2002. Foi professor da Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática (ESSEI) – 1987 e 1988; professor, aprovado em concurso público de provas e títulos, da Faculdade Estadual de Campo Mourão, atuando até maio de 1995, nas disciplinas de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito.

Também foi professor do curso de Graduação em Direito da PUC/PR (1998 – 1999), professor da Universidade Tuiuti do Paraná (1999 a 2006), coordenador do Núcleo de Mediação da UTP (2001 a 2003), professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FALEC – Faculdade Leocádio José Correia desde 2005. Lecionou Direito Eleitoral no curso de Pós-Graduação do Centro Universitário Curitiba.

Além disso, foi Diretor Executivo da AMAPAR, no biênio 2012/2013. Nos anos de 2017 e 2018, integrou equipes correicionais do CNJ em inspeções realizadas nos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente

Juiz de Direito empossado em abril de 1989, atuou nas comarcas de Umuarama, Alto Paraná, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. No dia 15 de março de 2013, tomou posse como Desembargador do TJPR. Assumiu a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no dia 02 de fevereiro de 2015 e, no ano seguinte, a presidência daquela Casa, onde conduziu o processo eleitoral de 2016.