Prazo para declaração do é prorrogado novamente

O prazo para que os empreendedores individuais façam a Declaração Anual do Simples Nacional terminaria na próxima segunda-feira, mas decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou do para 31 de maio. Em Campo Mourão, 342 pessoas estão cadastradas nessa categoria, somando as cidades que compõe a Comcam, o número ultrapassa 1.000 empreendedores e em todo o Paraná são 42.027.

Em todo o Brasil, dos 809.844 empreendedores obrigados a prestar contas à Receita Federal, 359.391 ainda não haviam enviado o documento. Até quinta-feira, dia 24, o governo havia recebido 450.453 declarações, o equivalente a 55,6% do total. A declaração é um formulário que recolhe e reúne informações fiscais das empresas individuais, referentes ao ano de 2010. A regra vale para empreendedores individuais de todo o País. Quem tiver dúvidas sobre o preenchimento da declaração pode buscar auxílio para fazer a declaração com um contador, nas prefeituras, associações comerciais ou no Sebrae.  

Em 2010 o prazo também havia sido prorrogado. A principal dificuldade segundo consultores é que poucos empresários mantém um relatório mensal, uma das exigências na hora de declarar.

Conforme Silas Santiago, secretário executivo do comitê, a decisão de ampliar o prazo leva em conta o elevado número de profissionais que ainda não enviaram a declaração, problema que debita à falta de informação e à necessidade de mais tempo para adaptação. Ainda há muita desinformação desses empreendedores, afirma.

O consultor do Sebrae, Carlos Facco, explicou em entrevista recente à TRIBUNA que não há motivos para o empresário alegar problemas na transmissão. Não foi registrado nenhum erro no portal, até agora está funcionando muito bem. Além disso, tanto os contadores, como aqui no Sebrae tiramos dúvidas e orientamos quem nos procura. Então não constatamos dificuldades, só a baixa procura, diz.

De acordo com o consultor, muitos estão procurando as unidades do Sebrae, mas principalmente para tirar uma ou outra dúvida. Poucos chegam com toda a documentação necessária. É exigido um relatório mensal sobre os gastos e receitas e muitos não estão fazendo isso. Então agora na hora de declarar eles tem que praticamente fazer do ano todo e isso não é tão simples, explica.

O empreendedor individual tem o próprio negócio, fatura até R$ 36 mil por ano e tem apenas um funcionário. Profissionais como mecânicos, camelôs, ambulantes e mecânicos podem se registrar. A nova lei entrou em vigor no Brasil em 1º de julho de 2009 e em janeiro de 2011, um ano e meio depois já são 342 somente em Campo Mourão, é a 19ª cidade do estado com o maior número de inscritos. Além do município, outras cidades como Goioerê e Ubiratã tiveram grande adesão, com 140 e 70 inscritos respectivamente.