A Câmara dos Deputados aprovou, ontem à noite, a urgência constitucional para votação do projeto de lei do novo Código Florestal brasileiro. Foram 399 votos favoráveis, 18 contrários e uma abstenção. Com a aprovação da urgência, o código poderá ser votado hoje, em sessão extraordinária da Câmara.
Apenas as lideranças do bloco PV-PPS declararam obstrução à votação da urgência e o P-SOL orientou sua bancada a votar contra o requerimento de urgência. Os demais partidos, incluindo o PT, recomendaram voto favorável à aprovação da urgência. A aprovação da urgência se faz necessária, porque assim a votação do código não tem que seguir a fila de projetos prontos para votações.
À noite, o relator do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que as negociações para aparar algumas divergências em torno do seu texto continuarão ainda hoje até a hora da votação, visando a buscar o máximo de consenso em torno da proposta a ser colocada em votação. À tarde, Aldo Rebelo vai se reunir com a bancada do PT para os acertos finais sobre o texto.
Acompanhado
O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nelson Teodoro de Oliveira, está em Brasília. Por telefone, ele disse à reportagem do Jornal TRIBUNA que a questão ainda está confusa. Na visão dele, mesmo com a aprovação de regime de urgência, pode ser que o novo código não entra em votação, até mesmo porque há muita pressão. O governo federal também entrou na discussão. Vamos aguardar a parte da tarde para ver quais são as novidades, observa.