CSA convoca cavaleiros

Amanhã o Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Campo Mourão e a Associação dos Cavaleiros de Campo Mourão (Acam) irão realizar exames laboratoriais em cavalos que participam das cavalgadas na região. Os cavaleiros e amazonas que levarem os animais aos pontos pré-estabelecidos poderão fazer os testes contra anemia infecciosa (AIE) a um custo menor. A ação tem apoio ainda da Delegacia Regional de Medicina Veterinária e do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

O objetivo é reunir o maior número de cavalos que participam de cavalgadas para que seja possível que todos tenham acesso aos exames. O custo será apenas do exame laboratorial, já que não será cobrada a coleta. Com isso o CSA tenta difundir a importância do controle sanitário, explicou a presidente do conselho, Jaciane Klank.

O presidente da Acam, Jorge Oliveira, destacou que não há casos registrados da doença na região da Comcam. É um trabalho de prevenção. A doença não é prejudicial ou transmissível ao ser humano. Hoje, para que seja emitida a Guia de Transporte Animal (GTA), é preciso apresentar a comprovação dos exames de AIE.

A contaminação da Anemia Infecciosa Equina é feita através do sangue contaminado, isto é, o sangue do animal infectado entra em contato com animal saudável através da picada de moscas do estábulo ou de objetos contaminados, como agulhas, seringas, cabrestos, freios ou esporas.

A coleta será realizada em três locais: às 8h30 no Barreiro das Frutas (Chácara Janguinho), às 10h30 na Rua Bela Vista com a Valparaíso no Lar Paraná e às 11h30 próximo à Bocada.