Dia do Doador e o resgate de uma vida

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado no dia de hoje. Em todo o País, há uma grande mobilização para que as pessoas procurem os bancos de sangue e contribuam com este gesto que pode ser decisivo a quem muitas vezes já não teria mais esperanças de vida nos leitos dos hospitais. Um desses exemplos de renascimento é o de Nelson de Freitas Goes, 58 anos, que curiosamente trabalha no hemonúcleo de Campo Mourão, na recepção e setor de triagem.

Vitimado por uma úlcera gástrica, em 1995, ele passou onze dias em estado de coma e só não passou para a outra vida porque recebeu mais de 40 bolsas de sangue. Devo minha vida às pessoas que fizeram este gesto de doar sangue no hemonúcleo. Nem os médicos que me atenderam acreditam que me recuperei, conta Freitas, emocionado. O estado de saúde de Freitas era tão grave, que enquanto permaneceu no hospital ele não se lembra de quase nada. Sabe, porém, que tinha a sensação de já ter morrido em vários momentos. Me lembro que de manhã eu  acordava, à tarde morria e à noite ressuscitava. Foi assim durante onze dias. Não tinha noção de quase nada. A situação era tão dramática que o sangue que meu corpo recebia de manhã acabava se esvaindo no mesmo dia. Foi preciso mais de 40 bolsas para que eu sobrevivesse, recorda.

Na época ele trabalhava no Cis-comcam e pouco contato tinha com o hemonúcleo. Admite que nem imaginava a importância que tinha esse setor da saúde de Campo Mourão e muito menos de que um dia seria chamado para trabalhar no local. Para mim é uma emoção muito grande poder trabalhar no hemonúcleo, que foi decisivo para o resgate de minha vida. Hoje acompanho de perto e vejo as pessoas voluntárias chegando para fazer a doação, sem ao menos saber a vida de quem estarão ajudando a salvar. Isso é muito importante. Não posso ser doador, mas admiro e agradeço quem faz esse gesto que acabou me oferecendo uma nova oportunidade de vida. Imagine quanta gente já passou por esse mesmo problema e hoje está morando no cemitério, compara.

Hoje, quando caminha pelas ruas e encontra pessoas desconhecidas, Freitas conta que fica imaginando se não está diante de ‘anjos’ que o resgataram para a vida. Fico pensando se aquela pessoa desconhecida não pode ser alguém que doou o sangue que me salvou, diz ele. Comprometido com o trabalho, Freitas hoje é um homem forte e saudável. Mas nem sempre foi assim. Após ficar frente a frente com a morte, ele decidiu mudar de vida: Antes eu não cuidava da saúde. Não me alimentava e nem dormia direito, bebia e fumava muito. Após tudo o que me aconteceu dei uma guinada na vida e não me arrependo de nada. Não tenho saudade daquela outra vida, completa.

Quem doar sangue vai receber camiseta

O hemonúcleo de Campo Mourão estará distribuindo camiseta hoje (Dia Nacional do Doador de Sangue), e amanhã para quem fizer a doação. O brinde é um incentivo para as pessoas que voluntariamente se dispõem a contribuir com quem necessita de sangue nos hospitais de Campo Mourão. Interessados deverão procurar o banco de sangue, das 8 às 17 horas, tanto hoje como amanhã.

O objetivo é aproveitar a data para aumentar o estoque do hemonúcleo, que a cada fim de ano se vê em apuros para atender a demanda. Isso porque com as festividades de natal e ano novo, muita gente viaja e os acidentes aumentam nas estradas. Além disso, muitos doadores fiéis se ausentam da cidade por motivo de férias e as coletas são reduzidas. Por isso a importância de arrecadar o máximo de bolsas neste fim de semana. O hemonúcleo de Campo Mourão está localizado na rua Mamborê, número 1.500.

16 a 68 anos

O Ministério da Saúde ampliou em junho deste ano a faixa etária para a doação de sangue. Idosos com até 68 anos e jovens a partir de 16 podem doar. Os menores de idade podem se tornar voluntários desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais.

Com a ampliação da idade, o governo espera aumentar das atuais 3,5 milhões para 4 milhões de doações por ano. De acordo com o ministério, o volume de sangue coletado é considerado suficiente, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda volume para a manutenção do estoque – aproximadamente 5,7 milhões de bolsas de sangue.

Quem quiser doar sangue deve procurar o hemonúcleo munido de um documento de identidade com foto. O candidato deve apresentar boa saúde e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é recomendado não estar em jejum, repouso de seis horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, e evitar fumar por duas horas e comer alimentos gordurosos.

Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, grávidas ou mulheres em fase de amamentação, usuários de drogas, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas) ou que mantiveram relação sexual com diversos parceiros nos últimos doze meses.