Parada do Trabalhador será posto de saúde

Abandonada. Essa é a palavra que pode descrever a Parada do Trabalhador, um local construído para que trabalhadores rurais tivessem um local com instalações sanitárias e de descanso antes de irem para a jornada na lavoura. A parada foi criada na gestão do ex- prefeito Euclides Saquetti (2000-2004) e desativada antes do final de 2008. Como o local ficou sem segurança na troca da gestão municipal, vândalos levaram todas as instalações. Os vidros foram quebrados. Os cantos eram usados como banheiro. O salão principal servia de abrigo para andarilhos. Há aproximadamente um mês o local foi lacrado e uma placa instalada na frente do prédio avisa: Em breve aquele local funcionará como posto de saúde.

A parada – instalada às margens da rodovia PR 082, saída para Quinta do Sol – era uma construção ampla, arejada e com as instalações de cozinhaa, banheiro e refeitório para que logo cedo os trabalhadores tomassem café da manhã com leite, pão e margarina. Como era usado por diaristas de muitas empresas, as despesas eram custeadas em parceria e a prefeitura cuidava do local.

Em 2004, assumiu o ex-prefeito, José Dalpont, e nos anos seguintes, desentendimentos entre os principais parceiros levaram ao fim da parada. Por um tempo foram realizados cursos de costura, entre outros. Mas como não houve definição sobre a responsabilidade pelo local, vândalos e andarilhos tomaram conta. Não há um vidro que não tenha sido quebrado, fiação, metais e louças foram levadas e as pichações na parede ajudam a degradar o local.

Mesmo sem condições de servir como local de descanso, moradores da região denunciaram que ônibus de trabalhadores rurais estavam parando no local. Não havia onde sentar, o chão estava repleto de sujeira, do banheiro restava apenas o nome indicando o local. Sem condições de higiene as necessidades fisiológicas eram feitas no chão, com isso o cheiro chegava até as casas vizinhas. Há pouco mais de um mês, as entradas foram bloqueadas com tapumes e o estacionamento de ônibus foi interditado com montes de pedras.

Agora deverá ser dado novo destino para o local que apesar de ter história por muito tempo foi deixado de lado. A promessa da prefeitura é que a estrutura seja reaproveitada, um posto de saúde deverá atender três bairros daquela região.