O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado na próxima sexta-feira (25/11), mas em Campo Mourão o Hemonúcleo já articula uma campanha de incentivo durante toda a semana para aumentar o número de coletas para o fim de ano. A partir dessa segunda-feira, até o próximo sábado, todo aquele que ‘deixar um pouco de sangue’ no hemonúcleo, leva um brinde para casa. A iniciativa já foi testada em anos anteriores e tem apresentado resultados positivos.
Para a chefe do banco de sangue de Campo Mourão, Maria Luzia Salvador, essa campanha é uma forma de motivar as pessoas a procurarem o hemonúcleo para doarem sangue. “Haverá brindes durante toda da semana e a expectativa é de que candidatos de toda a região da Comcam nos procure. Um grupo de pessoas de Goioerê já confirmou presença”, relatou. Na verdade o que o Ministério da Saúde pretende durante a semana destinada ao doador é que as pessoas se conscientizem sobre a importância do ato de doar sangue.
Portanto, durante a campanha, o hemonúcleo vai intensificar a divulgação na imprensa para tentar mudar uma antiga cultura pela qual as pessoas preferem doar sangue apenas a conhecidos. Na sexta-feira (dia do doador) e no sábado, a expectativa é de um movimento maior no banco de sangue. “Esperamos nesses dois dias, coletar em torno de 160 a 180 bolsas de sangue”, revela Luzia. No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o (O) e o (A). Juntos, eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.
O sangue (O Negativo) é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência. Já o (O Positivo) é o mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo.
RH negativo
A chefe do Hemonúcleo comenta que uma das preocupações é com o estoque de sangue RH negativo, que está sempre em baixa. “Solicitamos as pessoas que possuem esse tipo de sangue que nos procure, pois não é muito comum. Recentemente tivemos que recorrer a quatro cidades da região para recompor o estoque. Temos um cadastro de doadores RH negativo, mas precisamos de mais pessoas voluntárias. Esperamos que durante essa semana apareçam mais candidatos”, ressalta Luzia.
Enfim, manter o estoque bem abastecido nesse início de dezembro é a meta, tendo em vista que durante as festas de fim ano há um aumento no número de acidentes e de pessoas com problemas cardíacos, o que demanda mais sangue do que o habitual. Se não bastasse isso, ainda há uma conseqüente queda nas doações de sangue, por motivos de viagens e outras ocupações das pessoas. O atendimento no Hemonúcleo de Campo Mourão, é das 8 às 17 horas. O endereço é rua Mamborê, número 1.500.
SAIBA MAIS SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE
Condições básicas para doar sangue:
* Sentir-se bem, com saúde
* Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional
* Ter entre 18 e 65 anos de idade
* Ter peso acima de 50Kg
Recomendações para o dia da doação:
* Nunca vá doar sangue em jejum
* Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
* Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
* Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
* Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação
* Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar?
* Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade
* Mulheres grávidas ou amamentando
* Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
* Usuários de drogas
* Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
O que acontece depois da doação?
O doador recebe um lanche, instruções referentes a seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos no sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.
O que acontece com o sangue doado?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade. Os componentes são distribuídos para hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.