As plantas medicinais são muito utilizadas pelas pessoas, seja na preparação de remédios ou em chás. Está presente na cultura de muitos brasileiros, inclusive por terem fácil acessibilidade e serem mais baratas do que muitos remédios. Além disso, em determinados casos e pessoas, os resultados podem até ser melhores.
O músico Uriel Vasconcelos, 20, diz ser adepto desde criança das ervas medicinais. Desde criança minha avó e minha mãe já usavam algumas plantas pra curar machucados, gripe e outros. E outro motivo é o preço de remédios. Às vezes pagamos um preço absurdo em algo que pode ser curado com plantas que temos perto de nós.
Hoje ele afirma já conhecer algumas plantas e os resultados que têm. Outras, pergunta para a mãe e para a avó, ou então pesquisa na internet. Na maioria das vezes uso para dores musculares e cicatrização de ferimento. E alguns chás para curar insônia e dor de garganta. Por exemplo, uso arnica curtida no álcool para dores musculares e cicatrizações. Chás de erva cidreira, camomila, erva doce pra insônia. Chá de boldo pra dor de estômago e de gengibre para garganta.
Mas é preciso ficar atento. Algumas plantas, ervas e raízes só devem ser utilizadas da forma orientada por alguém que conheça. É o que explica o índio Evaldo Terebe, 60. Ele, que mora em Uberaba, no Mato Grosso do Sul, viaja o Brasil todo e até outros países para levar o conhecimento que tem desses produtos, e até mesmo ensinar como preparar.
Ele veio com mais dez índios Tupi e Guarani, mas afirma que apenas quem tem o conhecimento e os mais velhos são os que trabalham com as ervas. Eu trabalho com remédio, com ervas medicinais, e com a saúde do ser humano não se brinca. Ele trata pessoas há 25 anos, mas aprendeu com o avô sobre as ervas e raízes desde os dez. Ele geralmente faz o trabalho com as ervas medicinais para curar e ensinar pessoas nas paróquias dos municípios por onde passa.
As ervas medicinais curam. Às vezes a pessoa tem tomado tantos remédios de laboratório e pouco tem resolvido. Às vezes com ervas medicinais as pessoas saram completamente. Porque antigamente usava remédio de erva, e as pessoas tinham mais saúde, eram mais fortes. Se não existisse o remédio de erva, não existia índios no mato, afirma. A funcionária pública, Aline da Silva Passos, 23, é uma dessas pessoas que não se davam bem com medicamentos. Depois de passar por tantos médicos por causa de um problema de rim e passar mal com os medicamentos, eu resolvi começar a usar as plantas medicinais.
A turismóloga e meio ambientalista Imara Mazzuchetti é descendente de índios e estuda em casa sobre as plantas. Há mais de 10 anos usa as ervas medicinais para várias coisas. Começou quando a filha era pequena, e como não queria ficar dando remédio começou a tratar com homeopatia e em seguida passou para as ervas. Mas alerta: é um pacote. Além disso, a alimentação em casa tem pouco sal e quase não uso óleo. Dou preferência a cozidos e uso muita linhaça, gergelim. Então isso contribui para não ficar doente. Isso começa em casa, e não é necessário ser descendente de índios, é uma escolha que podemos fazer. Tem que ter consciência e manter uma alimentação e atitudes saudáveis para ter uma boa saúde.
Mas é preciso estar alerta. O farmacêutico Danilo Augusto Tonete explica que, “apesar de serem produtos naturais, as plantas medicinais também têm compostos químicos. Por esse motivo, às vezes os resultados são positivos, mas também podem levar a efeitos colaterais”. Além disso, afirma que nesses casos acaba sendo mais complicados resolver, já que esses produtos não são tão estudados e analisados. Portanto, é preciso que se leve em consideração estes fatores e antes de usar as ervas naturais, sempre consultar um médico, ou alguém que tenha de fato conhecimento sobre o assunto.