Consulta ao segundo lote do IR é liberado

Hoje, dia 10, foi liberada a consulta do segundo lote de restituições do Imposto de Renda (IR), com ano base de 2012. Além disso, as restituições que ficaram na malha fina referentes a 2011, 2010, 2009 e 2008 também estarão liberadas.

O contribuinte pode consultar se a declaração está liberada pelo site da Receita ou pelo Receitafone 146. Aqueles que têm mais de 60 anos também terão a restituição liberada, desde que não tenham ficado na malha fina. Também estão incluídos nesse lote, aqueles contribuintes que apresentaram a declaração sem nenhuma irregularidade, durante o mês de março deste ano.

Estima-se que o valor total do lote é de R$ 2,6 bilhões, considerado o maior já autorizado pela Receita Federal. O valor deve chegar aos bancos na próxima segunda-feira, dia 16.

Referente a 2012, mais de dois milhões de contribuintes serão restituídos; referente a 2011 mais de 15 mil serão beneficiados; e serão sete mil contribuintes em relação ao ano de 2010. [Com informações da Agência Brasil]