Com a sanção do governador Beto Richa ao projeto de lei que concede aumento aos professores das instituições estaduais de ensino superior, a greve prevista para começar na sexta-feira na Fecilcam foi suspensa. Apesar disso, os docentes explicaram que a mobilização deverá ser mantida, pois há outras questões que precisam ser revistas além do salário.
O professor Willian Belini, coordenador dos docentes, explicou que é preciso que o Plano de Carreira seja atraente. Muitos professores utilizam a faculdade como um trampolim. Ingressam e cursam o mestrado e doutorado e, depois de um ou dois anos, vão para universidades federais ou paulistas que oferecem planos melhores, coloca.
Segundo ele, essa questão é ainda mais importante no caso de faculdades menores, como a Fecilcam. Para que haja a transformação da faculdade em universidade é preciso que a instituição ofereça três cursos de mestrado e um de doutorado. Para isso precisamos de mais professores doutores e eles precisam permanecer vinculados à Fecilcam.
A Agência de Notícias do Governo divulgou ontem (22), que a aplicação do reajuste será realizada em quatro parcelas anuais de 7,14%, sendo que a primeira vai ser aplicada na folha de pagamentos de outubro deste ano e as demais no mesmo mês de 2013, 2014 e 2015, independentemente das recomposições salariais normais do funcionalismo estadual. O reajuste faz parte do plano de equiparação salarial do corpo docente com o quadro técnico das universidades estaduais.
Na mesma nota, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, considerou o indicativo de greve uma precipitação, já que o Governo cumpriu os compromissos assumidos. Essa posição oficial do Governo de criticar o movimento grevista acabou se tornando motivo de insatisfação entre os docentes. Belini explicou que todas as conquistas deste mandato foram feitas por meio de pressão. Dizer que foi desnecessária nossa mobilização é uma mentira muito grande. As medidas e aprovações só saíram quando ameaçamos parar. Eles precisam, pelo menos, admitir isso, finaliza.