Dia da Indústria foi marcado pela apresentação de “cases”

Divulgação

Coordernador regional da Fiep, Marcos Fuchs faz abertura do evento

Foi realizada na noite desta segunda-feira (25/5), no auditório do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), em Campo Mourão, a 1ª Noite de Inspiração das Indústrias. O evento – inédito no Município – marcou o transcurso do Dia da Indústria e foi promovido pela Coordenadoria Regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a UTFPR/campus Campo Mourão e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal).

Além de acadêmicos, docentes e colaboradores da instituição federal de ensino, também participaram do evento empresários que atuam em várias áreas de atividades, representantes do Poder Público, lideranças do setor produtivo e agentes de órgãos de apoio ao empreendedorismo.

O ponto alto da 1ª Noite de Inspiração das Indústrias foi a apresentação de três “cases” de indústrias locais, que atuam em áreas diferentes, mas que se constituem em referência. Na abertura, o coordenador regional da Fiep, Marcos Fuchs, salientou que são poucos os mourõenses que têm conhecimento sobre o atual estágio de desenvolvimento da área industrial do Município, mas frisou que Campo Mourão é reconhecido junto as instituições que representam o setor e também entidades de apoio pela vanguarda de seus empreendimentos, principalmente por seus produtos inovadores e de tecnologia avançada. Acrescentou ainda que prova disso são as indústrias locais contempladas através do Finep e ouros programas de apoio ao setor.

Cases

O primeiro “case” apresentado foi da Pro Solus do Brasil, que fabrica produtos para a agricultura de precisão e oferece soluções para que o agricultor diminua os custos de produção e aumente a lucratividade, seja no plantio, na pulverização, etc. Os principais equipamentos produzidos são os monitores de plantio que evitam perdas na produção, Guias GPS que otimizam o uso de fertilizantes e um sistema de câmeras que auxiliam nas operações e previnem acidentes.

Em nome da empresa falou o sócio-proprietário, Fernando Mizote. A Pro Solus atua em todo o Brasil, com destaque para os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Tocantins e Maranhão, além do Paraguai. Atualmente conta com mais de 450 pontos de representação no país.

Na sequência foi apresentada a Biovis, que surgiu no ano de 2003 e foi uma das primeiras empresas incubadas pela Fundação Educere – Pesquisa e Desenvolvimento. Teve sua gênese na busca de soluções e novos produtos na área de higiene e limpeza, primando pela criatividade, economia e agregando inovação e praticidade aos seus produtos.

A apresentação foi feita pela sócia-proprietária, Adriana Cristófoli Gorri. O primeiro produto da empresa foi o “DUO” – com patente já concedida – que consiste na convergência entre dispenser (ou dispensador) para papel toalha e dispenser para sabonete líquido em um só equipamento. A partir daí, a empresa lançou vários outros produtos voltados para o mesmo segmento.

O terceiro e último “case” apresentado foi da Cristóli Equipamentos de Biossegurança. Fundada em 1991, a empresa é líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional (responde por 60 por cento do equipamento comercializado no país, enquanto a segunda colocada é responsável por 12 por cento). Já fabricou mais de 180 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países. A empresa foi a precursora das indústrias voltadas a área da saúde em Campo Mourão e atualmente mantém também uma indústria na China, além de manter a Fundação Educere. A apresentação foi feita pelo gerente de Planejamento estratégico da empresa, Fernando Ortega de Figueiredo.