Estudantes do Caic participam de Projeto de Educação de Trânsito

Estudantes da Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (CAIC) de Campo Mourão iniciaram participação no Projeto Escola de Trânsito – AME (Agentes Mirins Escolares). As atividades prosseguem até o mês de setembro, quando todos receberão certificado de participação, no encerramento da Semana do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro em todo o País. A intenção é estender o projeto para todas as escolas municipais.

O projeto acontece por meio de uma parceria entre o Centro da Juventude, Secretaria Municipal de Educação, Detran, Diretran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. Ontem os alunos participaram de palestra no Centro da Juventude, com orientações sobre trânsito, onde aprenderam sobre a importância do uso do cinto de segurança, os cuidados na hora de atravessar a faixa de pedestre, entre outras informações.

O diretor da Diretoria de Trânsito (Diretran), André Nascimento Casarin destacou a importância das ações, já apontando algumas infrações cometidas pelos pais, denunciadas pelos próprios filhos. Quando a gente começa a conversar com as crianças, já percebe o quanto o comportamento errado dos pais influencia. A maioria, por exemplo, nem sabia que é necessário o uso do cinto no banco traseiro. Outros contaram que os pais bebem antes de dirigir, que não param na faixa de segurança e que acabam não usando o capacete, revela Casarin.

Segundo ele, é para mudar esse tipo de comportamento no trânsito e para que Campo Mourão tenha futuros motoristas conscientes é que a prefeitura, em parceria com outros órgãos de segurança, desenvolve o projeto. As ações terminam daqui a um mês, na Semana do Trânsito, com entrega de certificado e carteirinha de agente de trânsito a todos. Tudo o que queremos é que eles aprendam bons hábitos e sejam agentes fiscalizadores dos pais, dos irmãos e também na escola, dos outros alunos. A ideia é promover ações também em frente às escolas em parceria com a Polícia Militar.

Outras escolas municipais também serão atendidas pelo projeto. Na semana passada as atividades envolveram orientações sobre sinalização de trânsito, onde foram apresentadas placas indicativas. O projeto envolve 25 alunos do 5º ano do Caic. Como professora acredito que esse é o melhor caminho para melhorar o comportamento no trânsito, ensinando o cidadão desde criança, enfatiza a professora Carmem Guidete Braga do Prado, coordenadora do Mais Educação da escola.

O coordenador do Centro da Juventude, Wellington Souza também falou sobre a importância da parceria entre os mais diversos órgãos em prol de um trânsito melhor. O que buscamos é conscientizar essas crianças para que tenham maior conhecimento da área de trânsito e da cidadania. Isso precisa ser ensinado desde cedo para que tenhamos motoristas mais prudentes no futuro, com redução dos acidentes e de mortes no trânsito, completa.