Ação social oferece assistência a moradores de rua para proteção contra frio intenso
O município de Engenheiro Beltrão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está realizando a busca ativa de pessoas que estão em situação de rua. Além das ações que já são tomadas pela prefeitura, a previsão de que uma forte frente fria atingirá a região esta semana, com queda muito brusca de temperaturas, aumentou a preocupação.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Sobral disse que está contando com o apoio do padre Francisco Dantas de Carvalho. “Como têm alguns moradores de rua que ficam alojados em frente à porta do salão paroquial, falei com o padre e ele concordou em alojá-los. No entanto, nem todos aceitam o acolhimento e preferem ficar na rua. Disseram que se o frio aumentar amanhã, eles vão para a casa paroquial”, relatou Sandra.
A prefeitura tem prestando toda a assistência a essas pessoas, não apenas no período do inverno. “Fornecemos banho, alimentação e ainda lavamos a roupa deles, além de atendimento médico quando necessário, café da manhã e almoço. Também recebem roupas de inverno e medicamentos quando necessário”, explica a secretária. Segundo ela, um deles, que está doente, foi acolhido e está alojado no CREAS. No entanto, a secretária revela que alguns moradores de rua demonstram resistência, pois são dependentes álcool e drogas e por isso preferem viver na rua.
Temperatura negativa
Assim como outros municípios, diante da previsão do Simepar de que uma onda de frio atingirá temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C em algumas regiões do estado, Engenheiro Beltrão se antecipou com um plano de ação para dar assistência aos moradores de rua. “Adotamos um plano para tirar essas pessoas das ruas e elas poderem receber todo aparato, para não ficarem à mercê da sorte. Estima-se temperatura abaixo de zero na região, e isso pode ocasionar até mesmo a morte de uma pessoa, caso não esteja protegida”, disse o prefeito Junior Garbim.