Após 20 anos, Marcos Lopes busca 2º mandato à prefeitura de Peabiru
Eleito prefeito em Peabiru no período de 2001 a 2004, o empresário do ramo de mineração e ex-prefeito, Marcos Lopes (PL), 57 anos, busca nas eleições de domingo (6), o 2º mandato como gestor do município após 20 anos de sua primeira gestão. Para a missão, ele conta com o apoio do atual prefeito, Julio Frare. O candidato a vice-prefeito de Lopes é Jarrão, do partido Cidadania. Eles encabeçam a chapa denominada “Peabiru não pode parar”, coligada pelos partidos: Liberal, Republicanos e Federação PSDB/Cidadania.
O grupo de Lopes lançou três chapas com 27 candidatos à Câmara Municipal, sendo 10 pelo Partido Liberal, 10 pelo Republicanos e mais 7 pela Federação PSDB/Cidadania. O empresário, que é nascido em Peabiru, disse que colocou o nome à disputa a convite de Frare e seu grupo de apoio para dar continuidade aos trabalhos da atual administração.
O candidato falou que, por sua ‘experiência e capacidade’, entendeu que poderia aceitar o desafio e ‘contribuir nessa missão’. Lopes afirmou ter certeza de que pode melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Ele elencou como principais bandeiras as áreas da Saúde, Educação e Geração de Empregos.
O candidato acrescentou que se eleito fará uma gestão com determinação e ‘muito trabalho’. “Tenho certeza que vamos buscar atender as demandas da nossa população, atenção especial aos menos favorecidos com fomento dos programas sociais e geração de renda, mudanças no Sistema de Saúde, especialmente agendamento de consultas e exames e redução da fila de espera por consultas especializadas”, enfatizou. Leia a entrevista completa abaixo.
Tribuna do Interior – Quem é Marcos Lopes?
Marcos Lopes – Paranaense, nascido no município de Peabiru em 17 de março de 1956. Sou sétimo filho do casal Leonício Lopes e Rosa Lopes, casado com Luzia Lopes, pai de quatro filhos e avô de seis netos. Empresário e industrial há quase 50 anos, agora aposentado com participação ativa na vida social de nosso município.
Qual sua formação/ocupação?
Minha formação é administração de empresas, sou empresário do ramo de mineração atuando no município de Peabiru desde o ano de 1976.
Por que o senhor colocou o nome para disputa à prefeitura de Peabiru?
No início deste ano recebi um convite do prefeito Júlio Frare e seu grupo de apoio para dar continuidade a sua excelente administração. Por minha experiência e capacidade entendi que poderia aceitar o desafio e contribuir nessa missão. Tenho certeza de que posso melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossa gente.
Como foi elaborado seu plano de governo?
Nosso Plano de Governo foi elaborado após ouvirmos nossa população e os diversos setores de nossa sociedade.
Qual sua principal bandeira?
Nossas principais bandeiras são: Saúde, Educação e Geração de Empregos. Mas se fossemos escolher a principal eu digo que é a Saúde.
Em sua opinião, qual a maior carência hoje do município?
Saúde sem dúvida alguma, o prefeito Júlio Frare conseguiu muitas realizações a frente do município nesta área podemos exemplificar a renovação e ampliação da frota de veículos da saúde, a construção do Pronto Atendimento, a construção de novo posto de saúde no Jardim Bela Vista e a reforma e modernização dos Postos de Saúde existentes com novos mobiliários e equipamentos. Este grande avanço não significa que todos os problemas foram resolvidos. Todos sabemos que as demandas da saúde são crescentes e que precisamos de investimentos contínuos. A melhoria do sistema de agendamento, a redução do tempo de espera para consultas especializadas, exames e o treinamento do pessoal de atendimento são pontos que podemos melhorar.
Como o senhor avalia o município de Peabiru atualmente?
Como todos sabem eu já fui prefeito do município no período de 2001 a 2004, hoje posso dizer que o próximo prefeito vai receber o município bem estruturado. O prefeito Júlio Frare que finaliza seus 8 anos no executivo municipal fez um excelente trabalho com muitas realizações e entregas para nossa população. E com certeza entrega para o próximo prefeito o município em melhores condições do que recebeu quando assumiu, o que não significa que o município não tenha carências em algumas áreas assim como todo município de pequeno porte.
Seu candidato a vice, Jarrão, o que espera dele na gestão caso seja eleito?
Em meu mandato o meu vice Elizeo Zacarkim participou nos quatro anos de minha gestão e até hoje mantemos uma amizade sincera. Da mesma forma tenho certeza que meu amigo e candidato a vice-prefeito, o Jarrão, estará junto comigo nos quatro anos de nossa administração atuando na linha de frente e no atendimento a nossos munícipes e atento as demandas da sociedade.
Hoje, de modo geral, a Saúde é uma das maiores demandas nos municípios. Como o senhor avalia a área da saúde na cidade e quais propostas?
O município de Peabiru tem hoje uma excelente estrutura com dois postos de saúde e um terceiro em fase final de construção, uma moderna UPA 24 horas que serviu de modelo para Governo do Estado do Paraná e uma excelente frota de veículos. Nos últimos dias nosso município recebeu equipamentos modernos para suas unidades de atendimento e novos veículos. Nesta área os investimentos serão contínuos, se eleito estaremos sempre lutando em busca dos recursos para aplicação neste setor. Pretendemos melhorar o atendimento de recepção, agendamentos de exames e consultas especializadas para nossos munícipes e mutirões para redução de filas e tempo de espera. Promover curso de treinamento e valorizar nossos profissionais.
Caso eleito, como o senhor planeja tratar a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?
Educação com certeza será prioridade em nossa gestão. Nosso município no último IDEB obteve a melhor nota do da região de Campo Mourão resultado do excelente trabalho realizado na atual gestão. Em minha gestão a frente do nosso município 2001/2004 implantamos o Plano de Carreira de nossos professores reivindicação antiga. Se eleito saberemos valorizar nossos profissionais. Sabemos que esta área requer investimentos permanentes, conservação/ampliação de nossas escolas e creches bem como revisão do plano de cargos e salários com valorização dos nossos professores assim como fiz em meu primeiro mandato.
Como o senhor pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?
A população do município já me conhece e sabe que sou uma pessoa de diálogo e sempre aberto a negociação, foi assim na minha gestão como prefeito do município e se eleito não vai ser diferente. A legislação hoje determina diversos mecanismos de transparência que pretendo cumprir e, além das determinações legais, estarei sempre em sintonia com Poder Legislativo, Sociedade, Entidades e população em geral. Desde o ano de 2000 quando de minha primeira campanha como candidato ando por todo município de cabeça erguida sempre respeitando, atendendo e ouvindo as demandas de todos, sempre cumprindo com a transparência e compromissos na gestão da cidade.
Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?
Estabelecer convênio com Sistema S para promover treinamento de formação e capacitação de mão de obra. Criar programas de apoio ao pequeno empreendedor e parceria com Associação Comercial e estímulo para realização de eventos nas datas especiais do comércio. Melhorias na infraestrutura de nosso parque industrial e criação de novo parque industrial às margens da rodovia BR-158.
Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?
Nosso município é essencialmente agrícola, nesta campanha, em visitas na zona rural, tive a grata satisfação de ser muito bem recebido e reconhecido pelo trabalho que realizei mesmo passados 20 anos. A conservação de estradas carreadores, pontes e toda infraestrutura necessária à atividade agrícola serão pontos fortes na minha gestão além do incremento de convênios governamentais e incentivo aos pequenos agricultores com incentivo a atividades alternativas de geração de renda.
Qual a importância do funcionalismo público para o município e como será tratado caso o senhor seja eleito?
Nosso município tem um excelente quadro de funcionários se eleito vamos manter sempre diálogo franco com a categoria procurando sempre atender suas demandas.
Comente sobre a sua atuação na vida pública e profissional
Desde Jovem sempre participei da nossa sociedade no Clube, na Loja Maçônica Rui Barbosa sempre participando de campanha e envolvido nas demandas sociais de nosso município. Em 2000 fui eleito prefeito de nosso município para o mandato de 2001/2004. Entendo que fiz um bom trabalho e, apesar das dificuldades da época, deixei o município em melhores condições do que eu recebi. Até hoje percorrendo o município recebo o reconhecimento da população. Contudo a população optou por não me reeleger acreditando que meu adversário poderia melhorar o trabalho que deixamos o que, na minha opinião, não aconteceu. Muitos projetos foram paralisados à época. Hoje vivemos um momento semelhante com a possibilidade de descontinuidade do trabalho. Sou candidato com apoio do atual prefeito que governou o município por dois mandatos, e ninguém pode negar que ele faz um excelente trabalho. Nossos adversários além de não reconhecer, se intitulam salvadores do município. Pregam estar tudo errado e que com eles eleitos tudo estará resolvido. Temo pela continuidade do trabalho iniciado pelo prefeito Júlio e se eleito saberei fazer as correções e mudanças necessárias de forma a melhorar nossos serviços. No período de 2005 até 2023 participei da vida do município com presidente de partido Político, apoiando e participando de campanhas políticas.
Também desde o ano de 1976 sou empresário do ramo de mineração em nosso município.
Caso seja eleito prefeito de Peabiru, o que a população pode esperar do senhor?
Com determinação e muito trabalho tenho certeza vamos buscar atender as demandas da nossa população, atenção especial à população menos favorecida com fomento dos programas sociais e geração de renda, mudanças no Sistema de Saúde, especialmente agendamento de consultas e exames e redução da fila de espera por consultas especializadas de modo a melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município.