Após 4 meses, comércio volta funcionar em horário integral em Luiziana

O prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD), assinou novo decreto autorizando, a partir desta quarta-feira (16), o funcionamento em horário integral do comércio não essencial na cidade. As lojas estavam funcionamento em atendimento reduzido desde o dia 14 de maio. A medida, segundo a administração foi para conter a disseminação de coronavírus (Covid-19).  

Com isso, a lojas voltam a funcionar no município das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados em horários pré-estabelecidos pela Associação Comercial. As empresas que retomarem o atendimento integral deverão obrigatoriamente assinar termo de ciência e responsabilidade para o cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas em decreto municipal.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito, bares e lanchonetes poderão funcionar até as 22 horas. Já academias das 6 às 23 horas. As empresas que reabrirem deverão manter o distanciamento de três metros entre cada cliente, ter áreas para higienização, fornecer álcool em gel e papel toalha, não permitir a entrada de clientes no estabelecimento sem uso de máscara de proteção, entre outros. 

Barbearias, salões de beleza e clínicas de estética poderão atender somente com hora marcada e uma pessoa por vez, evitando aglomerações.  Bares, restaurantes e lanchonetes devem funcionar ocupando somente 60% de sua capacidade. 

Toque de recolher

Outra mudança adotada pela prefeitura foi o toque de recolher reduzido em uma hora. Agora a medida vale das 23 às 6 horas. Antes iniciava às 22 horas. De acordo com a prefeitura, é obrigatória a permanência em isolamento social grupos de risco como pessoas acima de 60 anos, doentes crônicos, pessoas com problemas respiratórios, crianças de até 12 anos de idade, gestantes e lactantes. 

Estabelecimentos que descumprirem as medidas serão advertidos em um primeiro momento. Se persistirem serão multados e até fechados pelo prazo de 10 dias. As multas variam de R$ 250,00 a 2.500,00. Atualmente Luiziana tem 34 casos confirmados de coronavírus, 33 recuperados, 1 suspeito, 4 pessoas monitoradas e 1 óbito. Os dados são da secretaria de Saúde do município.