Araruna prossegue com o projeto Caçamba Social

O município de Araruna prossegue nesta sexta-feira (30) com o projeto “Caçamba Social”. Implantado no fim de 2017, a inciativa trouxe resultados positivos à limpeza pública da cidade. As caçambas permanecerão até a quarta-feira da próxima semana (5 de maio) em nove pontos no bairro Victória e outros quatro no jardim Santa Amélia. Na semana passada foram atendidos os bairros Beija Flor e San Marino. Confira abaixo os locais.

O objetivo do programa é manter a cidade limpa. Evitando, principalmente, a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, e febre amarela e a preservação do meio ambiente. A população poderá fazer o descarte de madeiras, móveis velhos, e materiais recicláveis. 

“Pedimos que evitem descartar nas caçambas galhadas de árvores e entulhos da construção civil. Já equipamentos eletroeletrônicos e pneus velhos, devem ser depositados ao lado da caçamba para a destinação correta”, informou o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do município, Eucledio Silva Polinário, que coordena o serviço.

Ele disse que a ação será realizada até o fim deste ano, atendendo todos os bairros da cidade. De acordo Polinário, o serviço está gerando resultados bastante positivos no município. Os moradores aderiram ‘bem’ ao programa. Para se ter ideia houve dias em que foram recolhidas 33 caçambas de materiais. 

Além de recolher o lixo, o projeto dá a destinação correta aos resíduos. Para o funcionamento do programa, as caçambas são deixadas nos bairros e a prefeitura faz um aviso prévio aos moradores que fazem o recolhimento dos lixos. Agentes de endemias fazem o acompanhamento para orientar a população quanto à separação dos materiais. 

Segundo Apolinário, desde a implantação do projeto a cidade passou a ficar mais limpa. “O serviço está tendo uma grande contribuição na prevenção da proliferação de animais peçonhentos como escorpiões, cobras, caramujos africanos, entre outros insetos. Antes da implantação do projeto era muito comum o descarte de lixos em estradas rurais de acesso ao município. Esse problema diminuiu bastante”, disse ele, ao pedir a colaboração da população. 

O prefeito da cidade, Leandro César de Oliveira (Cidadania), também destacou os benefícios do programa. Ele comentou que após a interdição do lixão de Araruna pelo Ministério Público, em 2017, muitos moradores passaram a descartar entulhos em locais inapropriados. “O projeto está amenizando o problema do descarte irregular de lixo em Araruna”, observou. 

Pontos de coleta

Jardim Victória
Rua Pio. João Scomparin próximo no. 598
Rua Pio. João José Ferreira próximo a creche ao no. 601 – próximo ao no. 420
Rua Pio. Valdomiro Marçal  próximo ao no. 606 e próximo ao no. 461
Rua Pio. João Badoco próximo ao no. 581 e próximo ao no. 472
Rua José de Alencar próximo no. 293

Jardim Santa Amélia
Rua Santo António próximo ao no. 54
Rua São Benedito próximo ao no. 60
Rua São José próximo ao no. 61
Rua Santa Sophia próximo ao no. 70