Covid-19: Santa Casa alerta para ‘iminente colapso’ por falta de medicamentos

A diretoria do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, informa que o estoque de medicamentos para intubação está no limite crítico. Em comunicado nesta sexta-feira (30), a instituição afirmou que o risco de falta dos remédios pode comprometer nos próximos dias o atendimento de pacientes.

“O Hospital Santa Casa informa a comunidade para o iminente risco colapso em relação à oferta de  medicamentos necessários para a manutenção da sedação, bem como remédios fundamentais para ventilação mecânica de pacientes infectados com coronavírus (Covid-19) decorrente do alto índice de insumos utilizados para o tratamento de pacientes intubados”, diz o comunicado. 

Segundo o hospital, em razão da gravidade do momento, a disponibilidade atual do estoque do hospital atingiu o seu limite crítico e poderá comprometer o atendimento aos pacientes da Covid-19, assim como das demais enfermidades a partir dos próximos dias. “A situação é agravada pela dificuldade em adquirir os medicamentos no mercado e nas quantidades necessárias”, ressalta. 

A diretoria informou que está buscando alternativas em todas as esferas do governo para solucionar o problema. Entretanto reforça o pedido a comunidade em geral para que mantenham o distanciamento social e a utilização de todos os protocolos de higienização contra o coronavírus. 

De acordo com último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Campo Mourão, a enfermaria covid da Santa Casa está superlotada , com 105% de ocupação. Na UTI – SUS, a taxa de ocupação é de 79% e 40% na UTI convênios. A região tem 22.747 casos confirmados de covid e 485 mortes.