Barbosa Ferraz inicia vacinação de trabalhadores do comércio contra Covid

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), anunciou que trabalhadores do comércio, na faixa etária dos 30 aos 59 anos, começarão a ser vacinados nesta quarta-feira (16), contra o coronavírus (Covid-19). A vacinação acontece após aprovação de projeto de lei pela Câmara de Vereadores, já sancionado pelo Executivo. 

“Através da iniciativa de oito vereadores, foi aprovado projeto de lei 9/2021, onde consta a preferência de vacinação a todos os trabalhadores do comércio da nossa cidade de Barbosa Ferraz. Esta vacinação acontecerá nesta quarta-feira, no Centro de Eventos”, informou Miliossi. 

Segundo ele, 300 doses foram disponibilizadas para esta quarta. O trabalhador deve entrar no site da prefeitura e preencher uma declaração para receber a vacina. Deve ir ao local de vacinação munido também da carteirinha de vacina e cartão do SUS.

O prefeito pede atenção nos horários: para moradores entre 50 e 59 anos, a vacina será às 18h30; de 40 a 49 anos, às 19h30, e de 30 a 39 anos, às 20h30. “Nossa equipe está toda preparada para fazer a vacinação. Estamos na luta contra a Covid-19”, ressaltou o prefeito. O município alerta que o proprietário e responsável da empresa pode responder legalmente, de forma civil e criminal, por falsa declaração de trabalho.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Barbosa Ferraz recebeu 4.499 doses referente à primeira dose da vacina contra covid e 2.099 para o reforço. Deste total, até a manhã desta quarta-feira, foram aplicadas 4.189 doses (D1), o equivalente a 93,1% e 1.713 (D2), o que representa 81,6%. 

Recomendação

Com a vacinação contra coronavírus aos grupos de risco atingindo quase sua totalidade na região de Campo Mourão, e a abertura da imunização para a população em geral, a Cacercopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná), encaminhou ofício, recentemente, à Comcam solicitando para que a entidade articule juntos aos municípios, a priorização da vacinação em trabalhadores e colaboradores dos setores produtivos, industriais, e comerciais de toda a região.

No documento, o presidente da Cacercopar, Osvaldo Menon, lamenta a demora na aplicação da vacinação na população em massa. Segundo ele, isso implica não só em um prejuízo inestimável para a vida e a saúde das pessoas, mas também em grave impacto negativo no restabelecimento da economia, na subsistência e na vida das famílias. O presidente da Comcam, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna, conversou com os prefeitos da região sobre a situação. Segundo ele, o pedido vem sendo feito a todas as associações de Municípios no Paraná.